Notícia

Alice quer ampliar debate sobre a demolição de casas na Montanha

8 junho, 2015

Construída no século XIX, a Ladeira da Montanha, importante via da cidade de Salvador, vem sendo alvo de demolição. Seis casarões foram demolidos em maio e, com isso, parte da história da capital baiana está indo por terra no local que foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade, em 1984, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Na tribuna da Câmara dos Deputados, Alice Portugal (PCdoB-BA) se manifestou contra a demolição dos casarões na Ladeira da Montanha. “Venho à tribuna dizer que a cidade de Salvador, em função das chuvas, sofreu muitas consequências, especialmente humanas. Nós perdemos 21 vidas em função da falta de planejamento e de prevenção em relação às chuvas esperadas. Infelizmente, também tivemos um grave problema, porque as chuvas foram argumento para a demolição de seis prédios tombados pelo Iphan. Por que demolir? Após a evacuação para proteção humana, não poderia escorá-los para posterior restauração?”, argumentou.
Para discutir amplamente a demolição de imóveis históricos tombados em Salvador e as medidas para a preservação do patrimônio histórico e artístico nacional, Alice Portugal protocolou requerimento na presidência da Câmara dos Deputados, solicitando audiência pública na Comissão de Cultura para tratar do tema.
Para o debate, foram convidados a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema de Sousa Machado; o superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim; representante da Prefeitura Municipal de Salvador; a promotora Hortênsia Gomes Pinho, titular do Núcleo de Habitação e Urbanismo do Ministério Público Estadual da Bahia; o arquiteto e urbanista Carl Von Hauenschild; e o diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos Cruz de Oliveira.
Com informações da Ascom Alice Portugal
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados