Notícia

Álvaro Gomes receberá a maior honraria da Assembleia Legislativa

9 setembro, 2015

A Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) vai entregar a maior honraria que possui ao secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, nesta quinta-feira (10/9), às 15h. Ex-deputado da Casa, Álvaro vai receber o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, durante uma sessão especial, no Plenário.
O secretário será a 10ª personalidade agraciada com o título, criado em 1993 e que tem restrita lista dos condecorados – apenas nove nomes, com destaque para o escritor baiano Jorge Amado. A proposta da outorga da honraria a Álvaro é do deputado Euclides Fernandes.
Nascido em 8 de julho de 1958, na cidade de Tapiramutá, Centro Norte baiano, o agraciado tem experiência de 12 anos como deputado estadual. Na passagem pelo legislativo, conquistou por três vezes a premiação de maior relevo da casa destinada aos deputados mais atuantes do ano, ou seja, “Troféu Destaque”, nos anos de 2007, 2010 e 2014.
Formado em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Álvaro Gomes também preside o Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Trabalho (Fonset) e ocupa a vice-presidência do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Esporte e Lazer (Fonseel).
Álvaro Gomes possui experiência de mais 30 anos nos movimentos de luta em defesa dos trabalhadores e do trabalho digno, principalmente em interface com a saúde, os direitos humanos, a educação e a justiça social.  “Fiz tudo que podia em defesa dos mais necessitados, apresentando mais de 400 projetos de lei em busca da paz, justiça e inclusão social, inclusive alguns para as Pessoas com Deficiência (PcD)”, explica.
Oriundo do mundo do trabalho, ex-presidente do Sindicato dos Bancários, publicou as seguintes obras: Cuba, Ilha da Resistência, 1991; O Trabalho no Século XXI, Sindicato dos Bancários, 2001; Paz só com Justiça Social, Sindicato dos Bancários, 2002.
Colaborou Ascom/Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados