Notícia

Ângela Guimarães é eleita presidente da Unegro durante 5º Congresso Nacional

13 junho, 2016

Em decisão unânime, a Executiva Nacional da Unegro indicou a feminista e ativista dos direitos humanos baiana, Ângela Guimarães, para presidir a entidade nos próximos anos. A eleição aconteceu no domingo (12/6), último dia do 5º Congresso Nacional da entidade, realizado na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís.
A indicação foi consenso entre os membros da Executiva Nacional, com o objetivo de empoderar as mulheres negras e consolidar o feminismo negro nas ações políticas no Brasil. Ângela Guimarães é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi secretária Nacional-Adjunta de Juventude e presidenta do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) por dois mandatos.
“Recebi a tarefa mais desafiadora da minha vida: presidirei a União de Negros pela Igualdade pelos próximos quatro anos ao lado de um coletivo combativo e cheio de disposição, composto por homens, mulheres e jovens empolgado com a missão que assumimos! Obrigada pela confiança”, declarou Ângela.
O 5º Congresso, que reuniu cerca de 1.000 delegados eleitos em todo o país, discutiu os impactos do racismo, planejou ações por maior representatividade da população negra nos espaços de poder e elaborou projetos para os próximos quatro anos. Com o tema “Negras e Negros nos Espaços de Poder e em Defesa da Vida”, o evento debateu políticas públicas pela igualdade racial.
Unegro
A Unegro é uma organização do movimento negro, fundada em julho de 1988, em Salvador, Bahia. Em 25 anos de existência se pautou na defesa da vida, cidadania e igualdade de oportunidades para a população brasileira. A instituição possui bases em 24 estados e conta com uma coordenação Nacional, Executiva Nacional e Secretaria Nacional, sediada em São Paulo.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados