Notícia

Após mobilização dos trabalhadores, governo garante Caixa 100% pública

9 abril, 2015

A imediata reação dos empregados da Caixa, das entidades sindicais, a exemplo do Sindicato dos Bancários da Bahia, e diversos setores da sociedade contra a abertura do capital do banco deu resultado. Nesta quarta-feira (08/04), o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e a presidenta do banco, Miriam Belchior, anunciaram que a Caixa continuará 100% pública.

O banco é peça chave na condução das políticas públicas e no desenvolvimento das políticas socioeconômicas do Brasil. por isso, esta é uma vitória para os brasileiros, em meio a tanto atentado aos direitos dos trabalhadores. Durante a luta contra a abertura de capital, foi formado o Comitê Nacional em Defesa da Caixa 100% Pública e realizadas dezenas de manifestações em todo o país.

Para o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e funcionário da Caixa, Emanoel Souza, valeu a luta. “A intensa mobilização  forçou o recuo do governo, que iria cometer um erro estratégico, caso abrisse o capital da Caixa”. Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato da Bahia, também funcionário do banco, complementa: “conseguimos impedir a oferta  pública das ações do banco. Isso revela a força da categoria e deixa claro que com união, podemos vencer”.

A conversa agora gira em torno da abertura de capital da Caixa Seguradora. Segundo a presidente, o negócio de seguridade tem um enorme potencial futuro, com aumento de renda da população, a Caixa quer aproveitar esse momento.

Com agências

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados