Notícia

Assistência à saúde da mulher no parto normal pode estar ameaçada

4 fevereiro, 2015

A remoção sem explicações prévias da enfermeira Suzana Montenegro e da médica Marilena Pereira, do Centro de Parto Normal da Mansão do Caminho, no Pau da Lima, poderá agravar a já precária situação dos partos normais no estado. Em Salvador, o local é o único especializado em partos normais. Mais de 85% dos partos em instituições privadas e 38% das públicas na Bahia são cesáreos. A Organização Mundial de Saúde  (OMS) recomenda o inverso: apenas 15% de partos cesáreos.

Para vereadora Aladilce Souza (PCdoB), dirigente do SindiSaúde, o trabalho das duas profissionais citadas é fundamental para a sustentação do projeto de resgate do parto normal, lançado pelo governo no final do ano passado. “O incentivo ao parto normal é meta prioritária do Ministério da Saúde e essas duas profissionais têm trabalhado com esse objetivo. Além disso, o Centro é uma importante referência de boas práticas na assistência humanizada ao parto”, pontuou.

Nesta quarta-feira (04/02) a legisladora enviou um ofício para o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, solicitando informações e a reconsideração da medida. Esta foi mais uma atitude da secretaria junto com o governo estadual reprovada pelos trabalhadores da área da Saúde, somando-se ao fim das Dires.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados