Notícia

Associação de aposentados festeja 30 anos com sessão especial

15 outubro, 2015

Os 30 anos da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social da Bahia (Asaprev – Casa do Aposentado) serão comemorados com uma sessão especial na sexta-feira (16/10), às 8h30, no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.
A atividade é uma parceria do vereador Everaldo Augusto (PCdoB) com a Asaprev, e vai reunir representantes da Delegacia do Idoso; Defensoria Pública (Especializada do Idoso); Ministério Público da Bahia; INSS; e dos Conselhos Estadual e Municipal do Idoso.
Everaldo é autor do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (nº 8/2013) que exige a gratuidade no transporte público de Salvador a partir dos 60 anos. Na ocasião o tema também será discutido.
IMG-20151014-WA0026“Falar dos 30 anos da Asaprev é falar de Gilson Costa, seu fundador e maior liderança de aposentados do Brasil. É falar também da luta pelo resgate da cidadania, da liberdade democrática e da ampliação de direitos sociais. Nos últimos tempos a Asaprev tem dado continuidade a estas lutas, que marcaram sua história, e tem se tornado um espaço de unidade, de congregação, de reconhecimento, de identidade e de luta dos aposentados e dos idosos do nosso estado”, afirmou Everaldo.
Histórico
A Asaprev foi fundada em 16/10/1985 e funciona no bairro da Mouraria. Em parceria com o Ministério Público da Bahia, Defensoria Pública e Delegacia do Idoso oferece atendimento jurídico a cerca de 50 idosos, diariamente, nas áreas previdenciária, familiar, trabalhista e comercial.
A instituição possui representação no Conselho Estadual do Idoso, no qual ocupa vice-presidência; no Conselho Municipal do Idoso; no Conselho Municipal de Transporte; e no Conselho Estadual da Previdência Social. Participou da criação e instalação da Delegacia do Idoso e, por decisão da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, foi escolhida como Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, para atender pessoas idosas vítimas de violência.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados