Notícia

Ato cultural em Salvador marca os 121 anos da morte de José Martí

18 maio, 2016

 
A seção baiana da Associação Cultural José Martí (ACJM-BA) promove, nesta quinta-feira (19/05), em Salvador, uma atividade cultural para marcar os 121 anos de morte de José Martí, ícone da luta pela independência cubana que dá nome à entidade. O evento é uma parceria com o Consulado de Cuba no Nordeste e vai acontecer na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, às 19h.
São previstas apresentações de teatro, música, dança, artes plásticas e literatura, além das presenças de cubanos residentes na Bahia. “É uma atividade em torno da contribuição cultural de Martí. Ele foi um poeta, teve uma vida cultural muito rica e deu grandes contribuições para a cultura não só de Cuba, mas da América como um todo”, explicou Maria Ivone, a presidenta estadual da ACJM.
Na oportunidade, serão entregues para a Biblioteca Pública do Estado livros e obras de arte que comporão uma sala temática que será inaugurada no local sobre a cultura do continente americano . Localizada no 3º andar da Biblioteca, a sala também levará o nome de José Martí.
“Queremos que as pessoas conheçam mais sobre a vida e a obra de Martí. A gente conhece pouco. Ele sempre defendeu a soberania e a autodeterminação dos povos da América”, completou Maria Ivone. Um Termo de Cooperação Técnica foi firmado para a viabilização da sala temática, que ainda não tem data para ser inaugurada.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados