Notícia

Ato de Olívia em homenagem ao Bembé do Mercado é invadido por hackers

7 maio, 2021

Um ato virtual promovido pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB/BA) em comemoração aos 132 anos da festa do Bembé do Mercado foi invadido por hackers, nesta sexta-feira (07/05). Com a invasão, os criminosos conseguiram interromper a atividade, que era transmitida ao vivo pela TV ALBA e pelas redes sociais da Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA).

Para Olívia, ação foi uma intolerância racista e religiosa, pelo fato de a manifestação cultural homenageada ter como base as religiões de matriz africana. Apesar do contratempo, a deputada conseguiu retomar o ato e garantiu que não vai se calar diante da intolerância.

“Não vamos aceitar esse tipo de ataque racista e de intolerância religiosa! Retiraram as pessoas da sessão. É um absurdo esse tipo de ação nefasta. Realizamos um encontro do bem, um encontro de afirmação e vamos seguir até o final”, declarou Olívia, na retomada das atividades.

Criada em 1889, um ano após a assinatura da Lei Áurea, a centenária festa do Bembé do Mercado acontece todos os anos, na região do Recôncavo da Bahia, em celebração à resistência do povo negro no Brasil. Em 2019, a manifestação foi declarada Patrimônio Cultural do país, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados