Notícia

Ato em defesa da UFBA reúne representantes de diversos segmentos

25 maio, 2015

Na manhã desta segunda-feira (25/05), o Ato Público em Defesa da Educação e da Universidade Pública, realizado por iniciativa da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reuniu os mais diversos segmentos da sociedade no Salão Nobre da Reitoria. Na abertura do evento, o Madrigal da Universidade protagonizou um belo momento ao entoar o Hino Nacional.
O ato foi marcado pelo clima de união em torno da causa e a disposição de lutar contra os cortes anunciados no orçamento destinado à educação e às universidades federais. O reitor da UFBA, João Carlos Salles fez questão de ressaltar que a iniciativa não se trata de um pedido de socorro, mas representa a luta que deve ser enfrentada pela universidade com a participação de todos em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.
Presente no evento, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), que é servidora técnica-administrativa licenciada da universidade, fez uma retrospectiva histórica das ações que mantiveram de pé a instituição e defendeu a luta nas ruas associadas a medidas institucionais para livrar a UFBA de cortes, buscar suplementar suas verbas e terminar suas obras paradas. Ela propôs, ainda, audiência com as autoridades educacionais em Brasília e garantiu seu apoio integral à luta concreta das universidades.
A vereadora de Salvador Aladilce Souza (PCdoB), professora licenciada da UFBA, parabenizou a Reitoria por mobilizar a Universidade em defesa da educação para enfrentar essa crise. “A UFBA é um patrimônio público e não pode ser precarizado. Enquanto ex-aluna e professora dessa casa, me comprometo e acredito que a Câmara Municipal precisa se envolver na defesa da Universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade.”
Participaram do evento Pró-reitores, diretores de unidades, representantes sindicais, professores, estudantes e personalidades como o professor Roberto Santos, que foi reitor da UFBA entre 1967 e 1971, e Iracema Velloso, reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
Também estiveram presentes políticos que têm a sua trajetória ligada à universidade. Entre eles Hilton Coelho (PSOL), vereador e ex-aluno da UFBA; Jorge Solla (PT), deputado federal e professor da UFBA; e Lídice da Mata (PSB), senadora e ex-aluna da UFBA.
Foram muitas as falas que questionaram as recentes medidas de contingenciamento de recursos para a Educação. A crise econômica que atinge o país não pode ser colocada na conta da universidade. O ato promovido pela UFBA contou com o apoio das entidades representantes dos professores, técnicos administrativos e estudantes – APUB, ASSUFBA e DCE, respectivamente.
Com agências
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados