Notícia

Bahia participa do 2º Encontro Nacional de Igualdade Racial da CTB

27 agosto, 2015

Dirigentes sindicais da Bahia participam do 2º Encontro Nacional de Igualdade Racial da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que acontece nesta sexta-feira e sábado (28 e 29/8), na Federação dos Trabalhadores em Agricultura, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A delegação baiana terá 22 integrantes, sendo 40% de mulheres, e foi eleita na Plenária Estadual realizada no último dia 19 de agosto, em Salvador.
No encontro, as lideranças debateram a importância do engajamento das entidades classistas no combate ao racismo em todos os segmentos da sociedade e, em especial, no mundo do trabalho, onde o preconceito racial interfere diretamente na ascensão profissional e no salário de trabalhadores e trabalhadoras negras, que acabam ganhando menos que alguém de outra raça.
Dilemas e desafios da igualdade racial nas relações políticas e de trabalha será o tema do 2º Encontro Nacional de Igualdade Racial da CTB. Na programação, uma análise da conjuntura nacional e internacional, com a participação de Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB e Divanilton Pereira, secretário de Relações Internacionais e o professor Dennis Carvalho.
Também ocorrerão debates sobre a violência que acomete a juventude negra (70% dos assassinatos no país), com o presidente da União de negros pela Igualdade, Edson França e sobre a atualidade do marxismo na questão racial com o historiador Augusto Buonicore, além de uma profunda análise da situação da mulher negra com Ângela Guimarães, presidenta do Conselho Nacional da Juventude.
 
Fonte: Ascom/CTB-BA

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados