Notícia

Bahia vai aumentar o número de profissionais do ‘Mais Médicos’

22 janeiro, 2015

O edital da nova fase do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, foi apresentado a prefeitos e secretários de saúde dos 120 municípios baianos selecionados para esta etapa do projeto, na última quarta-feira (21), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O cronograma do edital consiste na inscrição de médicos brasileiros, brasileiros graduados no exterior e estrangeiros, além dos prazos de adesão que os municípios devem obedecer.
O representante do Ministério da Saúde (MS), Jerzey dos Santos, destacou que, além da expansão da população atendida, o projeto visa a ampliação das ofertas de vagas de graduação e também de residência, com o objetivo de fortalecer o sistema da atenção básica com a educação continuada do profissional. Para isso, até 2019, cerca de 90% dos médicos deverão fazer residência em Medicina e Comunidade.
Presente no evento, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ressaltou a importância do projeto que permitiu capilarizar a saúde para os municípios mais distantes e acrescentou que vai avançar “neste programa e em outros que atendam às necessidades da população”. O cronograma completo está disponibilizado no site www.maismedicos.gov.br.
Iniciado em agosto de 2013, o Programa Mais Médicos tem apresentado resultados positivos na Bahia, segundo a Secretaria de Saúde. A cobertura da Atenção Básica, que era de 63,9% em outubro de 2013, atingiu a marca de 70,6% em dezembro de 2014. As equipes de saúde da família, que em outubro de 2013 eram 2899, chegaram a 3223 em setembro de 2014. Ao todo, 1320 médicos estão atuando no estado.
 
Da Redação.
Colaborou Ascom/Sesab

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados