Notícia

Baixo Sul discute implantação da Agenda do Trabalho Decente

28 novembro, 2014

Quinze municípios do Território de Identidade do Baixo Sul reúnem-se, na próxima terça-feira (2/12), na Câmara de Vereadores de Ibirapitanga para participar do Encontro Regional de Desenvolvimento da Agenda Municipal do Trabalho Decente. Das 08h às 17h cerca de 80 pessoas entre gestores, trabalhadores, empregadores e lideranças municipais vão discutir conceitos do trabalho decente e estratégias de implantação de agendas.
Já foram realizados Encontros Regionais em Salvador, nos Territórios do Médio Sudoeste e do Sisal. A ação no Baixo Sul envolve os municípios de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá, Valença, Cairú, Jaguaripe, Aratuípe, Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Gandu, Piraí do Norte e Ibirapitanga.
Segundo Patrícia Lima, Assessora Especial da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) o objetivo do Encontro Regional é preparar pessoas para desenvolverem, em cada município, cujos gestores demonstrem interesse, uma Agenda Municipal de acordo com as diretrizes da Agenda Nacional e da Agenda Bahia de Trabalho Decente.
“Essa Agenda deve garantir o diálogo social com trabalhadores, empregadores, sociedade civil e outros atores do mundo do trabalho; estimular a integração das ações, dentro de uma visão geral do orçamento, e provisionar recursos para concretizar a Agenda Municipal de Trabalho Decente”.
Lembra, também, a coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, que uma Agenda Municipal viabilizará uma maior integração entre as ações e atores voltados à melhoria das condições de trabalho, além de promover a ampliação, criação e aperfeiçoamento das políticas do trabalho. “O pacto vai estabelecer um canal direto de diálogo entre trabalhadores, empregadores, sociedade civil, pesquisadores, órgãos de fiscalização e os gestores públicos municipais”.
Atividades
O Encontro Regional de Desenvolvimento da Agenda Municipal do Trabalho Decente no Baixo Sul terá duas atividades: uma é a Aplicação do Módulo de Treinamento para a Construção de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente; outra é a aplicação de uma Oficina pela Assessora Especial da Setre, Patrícia Lima.
 
 
Fonte: Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados