Notícia

Bancada feminina da Câmara Federal faz primeira reunião do ano

5 fevereiro, 2015

Para traçar metas que resultem na ampliação da participação da mulher na política no país, a bancada feminina da Câmara Federal realizou a primeira reunião desta legislatura, na quarta-feira (04/02), três dias depois da posse dos parlamentares. O encontro, para apresentação das novas deputadas, contou com representantes do Banco Mundial e da ONU Mulheres.

Na ocasião, Alice Portugal destacou o importante trabalho desempenhado pela bancada e as vitórias já alcançadas. “Nós fazemos um trabalho suprapartidário e foi essa natureza que nos fez um pouco mais visíveis. A cota de 30% para mulheres nas eleições foi um avanço e, nesta lei, conseguimos mudar o vocábulo ‘os partidos poderiam’ para ‘os partidos deverão ter 30% do sexo minoritário’”.

Para a deputada, é preciso ter consciência disso para que os partidos adotem a causa da mulher como uma causa da sociedade, uma questão emancipatória. “Afinal, somos homens e mulheres diferentes, porém iguais. Não haverá uma nação soberana e emancipada se mais de 50% da população estiver em condição de subjugamento”, afirmou a deputada, que já foi coordenadora da bancada.

Na próxima quarta (11/02), a bancada irá eleger a nova mesa da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

De Salvador, com ascom deputada

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados