Notícia

Bancários fecham mais de mil agências na Bahia

15 outubro, 2015

A greve dos bancários a cada dia fica mais forte em todos os estados brasileiros e, na Bahia, não poderia ser diferente. Nesta quinta-feira (15/10), 1.043 agências ficaram fechadas em todo o estado, sendo 279 unidades de Salvador.
A tendência é de que o movimento ganhe mais fôlego nos próximos dias. Isso porque os bancos insistem em manter a intransigência e continuam em silêncio. Não há perspectivas de retomada das negociações. A desculpa de que o país está em crise poderia até colar se o setor não fosse o mais lucrativo da economia. Os números comprovam.
Entre janeiro e junho deste ano, o lucro líquido dos cinco maiores bancos do país (BB, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander) chegou a R$ 36,3 bilhões, crescimento de 27,3% ante o mesmo período de 2014. Até o fim do ano, o crescimento promete ser ainda melhor. Portanto, pelo menos, para o sistema financeiro, o cenário é bem positivo e as reivindicações podem ser atendidas.
A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) oferece apenas reajuste salarial de 5,5%. É inaceitável, um desrespeito aos bancários, que reivindicam 16% – reposição da inflação mais 5,7% de aumento real. A categoria está mobilizada e disposta a lutar ainda por contratações, segurança, melhores condições de trabalho e medidas de atenção à saúde do trabalhador.
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados