Notícia

Bobô realiza encontro sobre desafios do Piemonte Norte do Itapicuru

13 abril, 2015

Com o tema Território que a gente quer – Desafios e alternativas para o desenvolvimento social e econômico do Piemonte Norte do Itapicuru, o deputado estadual Bobô (PCdoB) realizou no sábado (11/4), um encontro que debateu políticas para a região, na Câmara de Vereadores da cidade de Senhor do Bonfim. Mais 200 pessoas estiveram presentes na reunião, que contou com a participação de secretários estaduais, prefeitos, vereadores, deputados e entidades populares.
Na abertura, Bobô destacou a importância do papel do Consórcio do Território do Piemonte para realizar ações na região. “Mas, a responsabilidade pelo desenvolvimento da região é de todos nós. Precisamos de geração de emprego e renda, além de água”, defendeu.
O deputado ressaltou que o debate enriqueceria as discussões do PPA (Plano Plurianual), que ocorrerá no próximo dia 16. “Lá, discutiremos o Orçamento do governo e definiremos as prioridades. Temos duas universidades e um IFBA, mas ainda é pouco. Nosso desafio e compromisso é trazer novos investimentos e empresas para a região. Este mandato é parceiro de Senhor do Bonfim e das cidades do Piemonte”.
Presente no encontro, o deputado federal e presidente do PCdoB-BA, Daniel Almeida, destacou a iniciativa de Bobô ao fazer um debate amplo sobre os problemas e alternativas para melhorar a vida das pessoas. “Vejo um encontro representativo, com lideranças e autoridades das nove cidades do Território. É importante pensar e integrar iniciativas vinculadas às ações dos governos federal e estadual, em sintonia com as comunidades e construindo soluções coletivas”, defendeu.
Para o parlamentar, é preciso enfrentar momentos difíceis e crises com criatividade, encontrando saídas para os problemas. “Com determinação e trabalho para vencer os desafios históricos, como a construção do hospital na região ou policlínicas. Vamos ver emendas no Orçamento da União para destinar verbas ao Território”, prometeu.
Companheiro de Bobô na Assembleia Legislativa, o deputado Zó (PCdoB) afirmou que é o momento de a sociedade civil se reagrupar e se mobilizar em torno dos seus interesses. “Bobô tem sido um deputado atuante, não se limitando à discussão de esporte. Municípios da região devem se unir mais para trazer os investimentos que precisam”, disse.
Prefeitos pedem apoio
Os prefeitos de Pindobaçu e Senhor do Bonfim, Marlos André e Edvaldo Correia, respectivamente, enfatizaram que os resultados do encontro sejam transformados em ações concretas para a região. “Precisamos de políticas públicas em um território com mais 300 mil pessoas, que clamam por melhorias”, frisou Marlos.
“Os recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) são baixos. Não conseguimos pagar a folha e muitos impostos, muito menos realizar as melhorias que a população precisa. Nossa esperança cresce com encontros como esse”, completou Correia.
Presente no encontro, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), destacou a importância do Projeto Canal do Sertão, do governo Rui, para o desenvolvimento da agricultura irrigada, “grande vetor de desenvolvimento de muitas cidades.”
Debate técnico
A segunda parte do encontro se concentrou em discussões técnicas conduzidas por Tiago Xavier, da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). Representando a Secretaria do Trabalho da Bahia, o superintendente da Sudesb, Elias Dourado, ressaltou que o encontro é importante para pensar o desenvolvimento estratégico da região. “É preciso fortalecer o sistema de educação, com extensão para a cultura e o esporte. Temos que pensar ações integradas das secretarias do governo e os municípios devem agir de forma unificada”, ponderou.
Gilson Santos, secretário executivo do Consórcio do Território do Piemonte, detalhou o trabalho e funcionamento do órgão. “Ajuda na compra de equipamentos e na aliança para desenvolver ações e firmar contratos e convênios com governos estadual e federal, entre outras iniciativas. Um dos entraves para o bom andamento dos consórcios é que tem municípios inadimplentes”.
Coordenador Colegiado do Território, Ion Fontes exaltou o fato de deputados e secretários visitarem as regiões para ouvir a população. “Os territórios trabalham em rede através de várias instâncias e secretarias. Hoje, temos como demandas importantes um hospital de base, combate à seca e à degradação ambiental, segurança pública, aterro sanitário, fortalecimento da agricultura familiar, mais cursos universitários, entre outras”.
As propostas feitas serão sistematizadas e transformada em um documento para ser entregue ao governador Rui Costa e poderes públicos. O encontro contou, ainda, com as presenças do secretário Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural); do coordenador da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, José Olímpio; dos deputados estaduais Roberto Carlos (PDT) e Fátima Nunes (PT); do presidente da Câmara Municipal, Laérceio Muniz (PT); e do presidente PCdoB de Senhor do Bonfim, Gustavo Miranda.
 
Com informações da Ascom do deputado Bobô

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados