Notícia

Bolsa Família é destaque no mundo

15 dezembro, 2015
O IDH brasileiro continua a crescer e alcança a pontuação 0,755. Desde o ano 2000, o Índice de Desenvolvimento Humano elevou 10,5%. É o que diz o relatório do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
O Bolsa Família é apontado como responsável pelo bom resultado. O relatório destaca a importância do benefício para o Brasil atingir o desempenho e cita como exemplo a ser replicado por outros países.
O programa de complementação de renda teve efeito na queda do Índice de Pobreza Multidimensional, que considera, além da renda, as condições de saúde, educação e padrão de vida. De 2006 a 2014, a redução foi de 27,5%, passando de 4% para 2,9%. Apenas 0,4% se encontram ainda em pobreza multidimensional crônica.
Investimentos em infraestrutura permitiram a criação de empregos para trabalhadores de baixa qualificação, com efeitos sobre a pobreza e a desigualdade. O Pnud destaca ainda a importância do Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) para as mulheres agricultoras, ao ampliar acesso a informações de mercado, insumos e recursos financeiros.
Fonte: Sindicato dos Bancários
PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados