Notícia

Cacique é eleito presidente do PCdoB no município de Banzaê

4 novembro, 2015

O Comitê Municipal do PCdoB em Banzaê, no Nordeste da Bahia, realizou conferência no último sábado (31/10), para discutir a estruturação partidária e o projeto eleitoral do partido para 2016. O município é formado, principalmente, pela reserva da tribo Kiriri e a nova direção municipal, eleita no encontro, chamou atenção pelo fato de ser composta, integralmente, por indígenas.
Ao todo, 43 índios participaram da Conferência de Banzaê, entre os 168 filiados que o PCdoB possui no município. A atividade foi acompanhada por Ana Paula Lima, da Comissão Estadual de Organização, e José Orlando, presidente do Comitê Municipal de Ribeira do Pombal, que é próximo a Banzaê.
O cacique Manoel, da tribo Kiriri, foi eleito para a presidência do Comitê Municipal de Banzaê e estará à frente do partido local pelos próximos dois anos. Para 2016, os dirigentes estão discutindo as possibilidades de lançamento de uma candidatura para a disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores.
A presença de indígenas no PCdoB não é novidade. O Comitê Estadual conta com uma Secretaria de Assuntos Indígenas, ocupada, atualmente, pelo Cacique Aruã, vereador do partido no município de Santa Cruz Cabrália, no Extremo Sul do estado.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados