Notícia

Câmara de Salvador: oposição publica nota de solidariedade às vítimas das tragédias

29 abril, 2015

Após ver, mais uma vez, a população soteropolitana viver verdadeiro caos diante das fortes chuvas que abateram a cidade na última segunda-feira (27/04), por conta do insistente descaso da prefeitura, a bancada de oposição da Câmara de Vereadores de Salvador publicou nota em solidariedade às vítimas e cobrando mais investimentos para prevenção do problema por parte do Prefeitura. Leia o documento na íntegra:

Oposição da Câmara se solidariza com a população atingida pelas chuvas e cobra investimentos municipais

Diante de mais uma tragédia que atinge a população de Salvador, a Oposição da Câmara Municipal se solidariza com as famílias atingidas pelas fortes chuvas ocorridas no dia 27 do corrente, sobretudo com aquelas que tiveram perdas de entes queridos, mortos pelos desabamentos e desmoronamentos de encostas.

Nossa atitude de solidariedade militante, visitando as áreas mais atingidas, colaborando com nossos mandatos para atenuar a dor e o desespero dos que perderam casas, móveis, bens materiais e a perda de parentes, não retira a nossa responsabilidade em cobrar do poder executivo municipal as ações e obras necessárias para evitar que novas tragédias voltem a acontecer.

Afirmamos isso porque são inúmeras as emendas ao orçamento municipal, apresentadas por vereadores dos mais diversos partidos, sugerindo investimentos nas contenções de encostas, drenagem e macro drenagem, que são reiteradamente desconsideradas pelo poder executivo. Uma prova deste descompromisso é que o atual prefeito já está no penúltimo ano de gestão e não iniciou nenhuma obra de prevenção de desmoronamento. A propósito, em Salvador só há um projeto de contenção de encostas em andamento, executado pelo Governo do Estado, através da CONDER.

Toda discussão sobre questões urbanas enviadas pelo prefeito para a Câmara Municipal visa tão somente alterar a legislação vigente para tornar possível a ampliação do mercado imobiliário, com alto custo social, ambiental e financeiro para a cidade. Salvador ganha cada vez mais condomínios de luxo e perde praças, rios, fontes, áreas verdes e mobilidade urbana. A atual gestão se prima em cuidar de uma cidade bem organizada para poucos e pelo abandono da cidade onde vive a maioria da população.

Diante de tão grave situação, o prefeito tem que se apressar em apresentar à cidade um Plano Diretor de Contenção de Encostas, Drenagem e Macro drenagem para ser iniciado imediatamente, além de executar as emendas e projetos de vereadores sobre o tema. A partir destas ações o poder executivo municipal precisa dar demonstrações efetivas junto aos Governos Federal e Estadual para buscar verbas necessárias, assim como valorizar as sugestões já oferecidas por técnicos, urbanistas e instituições voltadas para o planejamento urbano. Afinal, o executivo municipal já sabe quais são as áreas de risco e quais as medidas técnicas a serem tomadas, faltam apenas vontade política e compromissos com o povo de Salvador.”

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados