Notícia

Caminhada lembra vítimas de acidentes e doenças no trabalho

27 abril, 2015

Uma caminhada do Campo Grande à Praça da Piedade, nesta terça-feira (28/4),  vai marcar a passagem do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, em Salvador. A concentração começa às 8 horas. Serão realizados eventos em várias partes do país para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidente.
Na Praça da Piedade, o grupo de teatro do Sesi encenará uma peça alusiva ao Dia 28 de Abril, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a partir de 2003, lembrando a morte de 78 trabalhadores em uma mina no Estado da Virginia, Estados Unidos.
Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada ano morrem, no mundo 2,3 milhões de pessoas em decorrência de acidentes ou doenças ocupacionais. Cerca de 350 mil mortes são causadas diretamente por acidentes fatais e cerca de 2,0 milhões são provocadas por doenças ou por acidentes associados ao trabalho.
No Brasil, em 2013 foram registrados 737 mil acidentes de trabalho, revelando um pequeno aumento de 0,4% em comparação ao ano de 2012. As doenças de trabalho registravam 15,2 mil casos em 2013, mas reduziram 10 % em relação ao ano anterior. No país, 2.797 trabalhadores /as perderam a  vida em 2013 em decorrência de acidentes fatais no trabalho – aumento de 1,0% em relação ao ano de 2012.
No Estado da Bahia foram registrados 21,5 mil acidentes em 2013, revelando redução de 8,2% comparativamente ao ano anterior e 624 casos de doenças laborais (contração de 14,3%). Os acidentes fatais vitimaram 108 trabalhadores/as na Bahia em 2013, perfazendo um incremento de 2,9 % em relação ao ano de 2012.
Participação
Promovido pelo Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado da Bahia (Forumat), coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o evento terá a participação de organismos públicos e privados, constituídos por representantes das três esferas de poder (municipal, estadual e federal) e mais entidades de classe dos trabalhadores e dos empregadores, além de outras representações da sociedade civil.
 
Fonte: Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados