Notícia

Campus da UFBA em Camaçari terá o nome de Carlos Marighella

17 novembro, 2015

O Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia (Consuni) aprovou, por aclamação, na reunião da última segunda-feira (16/11), a criação do Campus da UFBA no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A reunião também deliberou por batizar o novo campus com o nome de Carlos Marighella, um dos símbolos da luta contra a ditadura militar no país (1964-85).
O projeto de criação do novo campus foi apresentado ao Consuni pelo pró-reitor de Ensino de Graduação, Penildon Silva Filho, e recomendado pelo professor Messias Bandeira, presidente da Comissão de Assuntos Acadâmicos. A proposta do nome partiu da Reitoria e foi apresentada no encontro pelo reitor da Universidade, João Carlos Salles.
A sessão contou ainda com as presenças de Carlos Augusto Marighella e Maria Marighella – filho e neta do homenageado – , do deputado Luiz Caetano, do prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, além de vereadores e secretários do município.
O novo campus funcionará nas instalações do CEPED (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento), já cedidas pelo Governo da Bahia à Universidade. O local fica próximo ao Pólo Petroquímoco de Camaçari. Além desse espaço, o governo doou um terreno contíguo, de 40 hectares, que também fará parte do campus. A prefeitura de Camaçari realizará todas as obras de infraestrutura necessárias para que o campus entre em funcionamento.
O projeto pedagógico do novo campus girará, inicialmente, em torno das engenharias, em regime dois ciclos. A previsão é de que sejam oferecidas, anualmente, 400 vagas por ano em um novo curso, o Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação (BCTI), correspondente ao primeiro ciclo. No segundo ciclo, os estudantes terão opção de escolher entre cinco novos cursos de engenharia: Automotiva, de Materiais, de Controle e Automação, de Computação e de Energia.
A previsão é de que o BCTI comece a funcionar já no semestre letivo 2016.1, ofertando inicialmente 150 vagas no primeiro ano, em função do processo de adequação das estruturas do CEPED. A criação do curso, contudo, ainda depende de procedimentos internos da UFBA, tais como a aprovação do projeto pedagógico pelo Conselho Acadêmico de Ensino. Os cursos do segundo ciclo só devem começar a funcionar a partir de 2018 – nesses, serão admitidos os graduados no BCTI, nos BIs do IHAC e egressos de BIs de outras Instituições de Ensino Superior.
 
Colaborou Ascom/UFBA
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados