Notícia

Carnaval de Salvador: acordo com cervejaria ofusca o brilho da festa

12 fevereiro, 2016

Apesar de uma festa marcada pela explosão da alegria, os problemas atrapalharam, e muito, os foliões. Os aspectos negativos identificados da festa são velhos conhecidos. Mas, a prefeitura de Salvador insiste em manter as mesmas condições, deixando o Carnaval de Salvador com grandes limitações. Uma delas foi a imposição de comercialização de uma única marca de cerveja em todos os circuitos.
A atitude não só desagradou o público carnavalesco como gerou prejuízo para os ambulantes. Além de perder o investimento que fizeram para tentar ganhar um dinheirinho extra, contaram com a truculência dos agentes da Sucom (Secretaria Municipal de Urbanismo) que recolhiam o material diferente da marca autorizada de forma bastante agressiva. Motivo de tensão durante todo o período do Carnaval, culminando em confusão e protesto no começo do Circuito Barra-Ondina, na última segunda-feira (08/02).
Segundo o vereador Everaldo Augusto, o prefeito aplicou no Carnaval a mesma regra de negociata a partir de interesses privados, assim como fez com os terrenos da prefeitura, licitação dos ônibus e ao serviço público terceirizado, leiloando o direito da venda de cerveja entre as grandes cervejarias. Ganhou a que pagou mais. E quando a regra é ganhar quem paga mais, a conta mais pesada termina sendo paga pelo povo.
A vereadora Aladilce Souza considera que o patrocínio privado é bem-vindo e importante para reduzir os gastos do poder público. Mas, o modelo precisa ser modificado. Não pode impor uma marca. “É preciso diversificar os patrocínios e rever o modelo adotado. Já está mais do que provado que desagrada e traz prejuízo”.
Como se não bastasse isso, os prepostos da prefeitura e maus elementos da guarda municipais por diversas vezes flagrados espancando, humilhando ostensivamente foliões e ambulantes nas ruas da cidade.
Além de passar por tudo isso nos circuitos, os foliões tinham que contar com a sorte quando estava dependendo de transporte. O transtorno para chegar e sair da folia também foi um problema herdado de outros carnavais. Novamente, foi muito complicado o acesso ao circuito e a volta para casa. Tanto o transporte público quanto o sistema de taxi. Reclamações em todos os lugares da cidade, de forma generalizada. A falta de organização e orientação imperou.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados