Notícia

Catadores recolhem mais de 76 toneladas de resíduos no carnaval

11 fevereiro, 2016

 
Apoiados pelo Governo do estado, 1,5 mil catadores de resíduos sólidos recolheram dos circuitos do Carnaval, entre quinta-feira (4) e segunda-feira (8), mais de 76 toneladas de material reciclável, como alumínio, PET e plástico. Os números são parte do balanço do Carnaval da Bahia, apresentado nesta quarta-feira (10), no Quartel dos Aflitos, em Salvador. Ainda serão contabilizadas as coletas de terça-feira (9) e do arrastão desta quarta-feira, dia 10, no circuito Barra-Ondina.
Por meio dos projetos Eco Folia Solidária e Cata Bahia, além de camisetas padronizadas e equipamentos de proteção individual, como luvas, protetores auditivos, botas e meias, os catadores receberam três refeições por dia. Com um investimento de R$ 1,1 milhão, a ação é fruto de parceria entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e Secretaria de Cultura (Secult).
Para atendimento aos catadores, e pesagem e armazenamento do material coletado, foram montadas setes centrais de atendimento: no Politeama, Montanha, Dois de Julho, Barra, Ondina, Pelourinho e Nordeste de Amaralina. O titular da Setre, Álvaro Gomes (Setre) destacou que o projeto contempla toda uma rede de economia solidária. “As refeições e o fardamento utilizado pelos catadores são feitos por empreendimentos de economia solidária, o que fortalece ainda mais este segmento”, enfatizou.
Crédito
Por meio de uma parceria entre a Setre e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), foi disponibilizada uma linha de crédito para que os catadores possam comercializar o que coletaram a preço de mercado, evitando atravessadores. “Os catadores não precisam vender a mercadoria a um preço baixo. A linha de crédito financia as cooperativas para que elas possam pagar o preço justo pelo material reciclável”, explica Álvaro Gomes.
Trabalho Decente
“Carnaval Consciente, Trabalho Decente”, é o tema da campanha lançada este ano durante o Carnaval da Bahia. Protagonizada pelo cantor baiano Durval Lelys, o foco das peças publicitárias são cordeiros, catadores de resíduos sólidos e vendedores ambulantes, além da prevenção e do combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A campanha, que teve o Governo do Estado como parceiro, é uma ação de um projeto piloto da OIT para a promoção do trabalho decente em grandes eventos e também foi destacada pelo secretário Álvaro Gomes durante a apresentação do balanço de Carnaval. A ideia é que a experiência e suas boas práticas sirvam de referência para as Olimpíadas Rio 2016 e, consequentemente, possam gerar as bases para a preparação de um modelo a ser disseminado futuramente em nível nacional e internacional.
“É necessário que o trabalho decente seja garantido em todas as esferas, para as mais diversas categorias, em toda e qualquer situação. Daí a importância desta ação, que conta com o total apoio do Governo do Estado”, observou Gomes.
 
Fonte: Ascom/Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados