Notícia

Centrais fazem ato unificado em defesa da Petrobrás e dos direitos dos trabalhadores

2 março, 2015

As centrais sindicais fizeram nacionalmente, nesta segunda-feira (02/03), um Dia de Luta para avançar nas conquistas, cuja pauta era debate sobre os direitos trabalhistas, a partir das medidas provisórias 664 e 665 publicadas pelo governo federal, em dezembro último; PL 4330; defesa da Petrobrás, principal empresa pública do país.
De acordo com o presidente estadual CTB Bahia, Aurino Pedreira, a mobilização contra o ataque que a estatal tem sofrido, com a perspectiva de setores conservadores da sociedade de fatiar a empresa e vender. “Nós estamos mobilizados nacionalmente. Fizemos uma manifestação nacional, no Rio de Janeiro, no último dia 25 de fevereiro, e hoje em frente às sedes estaduais do Ministério do Trabalho, denunciando o ataque à Petrobrás”.
O presidente da CTB ressalta que as centrais defendem que seja investigado e que os envolvidos sejam penalizados, mas destaca que é preciso defender este patrimônio. Uma empresa importante para o desenvolvimento do Brasil, defender os petroleiros, os investimentos da Petrobrás junto à indústria naval. De acordo com Aurino, a situação tem impactado diretamente no índice de desemprego em outras empresas.
“Temos que defender a indústria nacional, para defender a economia do nosso país e, consequentemente, o emprego”. Segundo ele, dentro deste pacote da tentativa de desmoralização, as investidas contra a Petrobrás estão provocando a transferência de negócios de indústrias nacionais para estrangeiras, como tecnologia, mão de obra.
A agenda de atividades coletivas da centrais continua neste mês. No dia 10 tem manifestação nos aeroportos do país, seguida da caminhada “Devolve Gilmar”, em Brasília, promovida pelos movimentos sociais, em direção ao Supremo Tribunal Federal.
Dia 13 de março, as centrais fazem novo Dia Nacional de Luta, com ato em Salvador, para chamar atenção da população para a importância de defender a Petrobrás, e junto a isso, posicionar-se veementemente contra as medidas 664 e 665, que colocam em risco conquistas trabalhistas históricas dos trabalhadores e trabalhadoras.
As semanas seguintes serão de mobilização no Congresso Nacional, com ato no dia 18. As atividades previstas se encerram no dia 9, com o Seminário Nacional da CTB: Desafios e dilemas da classe trabalhadora.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados