Notícia

Comissão da Mulher da Câmara Municipal se reúne com secretário de Segurança

20 maio, 2016

A violência contra as mulheres na Bahia assusta. Diante dos novos casos, que tomaram conta das mídias nas últimas semanas, as vereadoras da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – Aladilce Souza, Vânia Galvão, Kátia Alves e Ana Rita Tavares – se reuniram com o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, na última quarta-feira (18/05).
Na oportunidade, Aladilce destacou o alto índice de violência contra a mulher na Bahia, pedindo o comprometimento da Secretaria em acompanhar os casos, a exemplo dos assassinatos recentes de Sandra Afonso (Salvador) e Jéssica Nascimento (Vitória da Conquista), para que não haja impunidade aos assassinos.
As vereadoras solicitaram ainda que as delegacias especializadas de atendimento à mulher funcionem 24 horas por dia, acompanhadas de uma equipe de psicólogos e assistentes sociais. Destacaram a necessidade de os funcionários serem preparados para o atendimento, já que muitas vezes o machismo é praticado dentro das próprias delegacias, que deveriam servir às mulheres vítimas.
Por fim, a Comissão pediu uma atenção especial aos crimes cometidos dentro das unidades hospitalares, sobretudo contra as profissionais de enfermagem, em sua grande maioria mulheres. Citei os casos de assalto no entorno das unidades, funcionárias sendo feitas reféns e até ocorrências de bala perdida nos hospitais.
Barbosa apontou as dificuldades que a secretaria está enfrentando, inclusive com problemas jurídicos, que vêm impedindo a nomeação de delegados, e sugeriu que algumas ações possam ser resolvidas a partir de parcerias com instituições privadas. Ele prometeu encaminhar algumas demandas apresentadas pela Comissão, a exemplo dos casos de Sandra e Jéssica, mas ratificou as dificuldades da secretaria em atender algumas solicitações.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados