Notícia

Comissão Política discute cenário político e vida partidária

25 agosto, 2015

A Comissão Política Estadual do PCdoB se reuniu, nesta segunda-feira (24/8), em Salvador, para discutir o cenário político, as eleições municipais do ano que vem e a preparação das Conferências estadual e municipais. O encontro também serviu para fazer um informe sobre a situação nacional com base na última reunião do Comitê Central, realizada entre os dias 14 e 16 deste mês de agosto.
Para o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, que integra o Comitê Central, a crise política e econômica se mantém, produzindo instabilidade, apesar de nas duas últimas semanas o quadro ter sido mais favorável ao governo e às forças progressistas. Entre os elementos citados para a melhora da situação nos últimos dias, estão a pactuação com Renan Calheiros no Senado, o maior isolamento de Eduardo Cunha com a denúncia ao STF do Ministério Público e o adiamento do julgamento das “pedaladas” pelo TCU – que pode ter desfecho favorável.
Além disso, ainda há o não julgamento pelo TSE do recurso do PDSB sobre as contas da Dilma, pronunciamentos de setores empresariais e da mídia em defesa da legalidade, a manifestação do dia 168 ter demonstrado certa força, mas não ter atingido o fôlego esperado, e o êxito dos atos do dia 20 contra o golpe e por mais direitos.  Para Daniel, é necessária uma repactuação política no governo, que leve em conta o cenário de crise e a correlação de forças na base aliada.
Eleições 2016
O presidente do PCdoB-Bahia afirmou que o final de agosto e setembro, período de intensa movimentação política dos partidos e lideranças, é decisivo no cenário que definirá as próximas disputas 2016 2018. É o momento em que se encerra os prazos para as filiações dos que pretendem disputar cargos eletivos no ano seguinte. Sobre a tática eleitoral do PCdoB, o presidente estadual reforçou o objetivo de apresentação de 100 candidaturas, de priorizar os maiores municípios e as cidades onde estamos na gestão.
Sobre os principais projetos em disputa Daniel Almeida fez um balanço resumido de cada cidade: em Salvador, Alice Portugal aparece consolidada entre as pré-candidaturas e já comprova sua força e viabilidade com a tentativa do prefeito de retirar as inserções do partido no rádio e TV; e, em Juazeiro, nossa mais destacada experiência em gestão, temos condições de manter o projeto e o partido vai definir mais adiante o quadro que será o candidato.
Em Vitória da Conquista,  o camarada Jean Fabrício também se fortalece no cenário político local e com condições reais de fazer a disputa; em Itabuna,  o Comitê Municipal deliberou pela apresentação  do deputado Davidson Magalhães,  nome de grande respaldo e prestígio políticos,  que pode se viabilizar como pólo da base do governo e com possibilidades reais de ser o próximo prefeito da cidade; em Barreiras, o partido reafirma  o nome da camarada Kelly Magalhães como pré-candidata e a disposição de se apresentar na eleição majoritária com identidade própria.
Conferências
A Conferência Estadual está marcada para os dias 14 e 15 de novembro no Hotel Fiesta, em Salvador. As Conferências Municipais que a antecedem serão realizadas sob impacto da crise política e econômica, tema que constará na pauta de debates. Na oportunidade, serão eleitos os (as) delegados (as) para a Conferência Estadual e renovadas as direções municipais.
Para a secretária estadual de Organização, Daniele Costa, as conferências municipais devem ter atos políticos amplos em defesa da democracia, ser momentos de afirmação de candidaturas majoritárias e chapas próprias do partido para as eleições de 2016, de protagonismo dos movimentos sociais no enfrentamento à crise política e de mais rigor na definição na política de quadros.
A reunião deliberou, ainda, pelo reforço do conjunto da direção no controle e acompanhamento das conferências municipais.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados