Notícia

Comissão Política estadual analisa o cenário de crise no Brasil

27 julho, 2015

Reunida na manhã desta segunda-feira (27/7), a Comissão Política estadual do PCdoB discutiu sobre a situação política nacional e apresentou direcionamentos para a atuação da militância comunista, diante da crise instalada no Brasil. No encontro, também foi deliberado sobre o roteiro dos debates para a Conferência Estadual, agendada para os próximos dias  31 de outubro e 1º de novembro, em local a ser definido.
Sobre o cenário político, o presidente estadual do Partido, Daniel Almeida, afirmou que o Brasil vive em um “estado permanente de golpe”, em que o consórcio oposicionista acelera a escalada golpista com o objetivo de interromper o mandato de Dilma e  atingir a liderança do ex-presidente de Lula. A crise se agrava, ainda mais, segundo ele, com o anúncio de rompimento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com o governo.
O rompimento aconteceu após Eduardo Cunha ter sido citado em denúncias de corrupção na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. “Ele agora anuncia a instalação de mais CPIs [Comissão Parlamentar de Inquérito] e reconsidera os pedidos de impeachments engavetados, o que pode levar ao agravamento ainda maior da crise política e econômica. Mas ao reagir, atacando várias instituições simultaneamente,  Eduardo Cunha terminou enfraquecido e isolado”, avaliou Daniel Almeida.
O presidente do PCdoB-BA acredita que o mês de agosto será marcante no desenrolar da crise, quando deve haver a decisão do TCU [Tribunal de Contas da União] sobre as “pedaladas fiscais”, o posicionamento do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] sobre as contas da campanha presidencial de Dilma, novas ações da Operação Lava Jato e as manifestações previstas para o dia 16/08 pelo impeachment.
Daniel Almeida também afirmou, no encontro, que as iniciativas do governo, como o pacto pela governabilidade com os governadores, os anúncios de obras e programas do governo e as viagens de Dilma aos estados, podem contribuir para a retomada da iniciativa política.
 20 de agosto
Para o dia 20 de agosto está prevista a realização de mobilização nacional em defesa da democracia e contra o golpe. Os movimentos sociais estão convocados a construir grandes atividades nas grandes cidades. Na Bahia, o PCdoB deve ter papel relevante na construção das atividades de rua, especialmente nas grandes cidades.
Para organizar a manifestação e discutir a conjuntura, fica convocado o Fórum dos Movimentos Sociais do PCdoB para o dia 04 de Agosto, às 9h, na Escola Loreta Valadares, localizada nos Barris, em Salvador.
Conferência Estadual
A reunião aprovou o roteiro do documento que vai ser debatido na Conferência Estadual, que inclui a crise do capitalismo, a crise no Brasil, o quadro político e econômico na Bahia com o novo governo, balanço das eleições de 2014, projeto eleitoral 2016, balanço da direção estadual e organização partidária. Para as conferências municipais, a pauta a ser debatida compreende o balanço da gestão, o projeto eleitoral para 2016 e a eleição da direção.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados