Notícia

Comissão Política Estadual se reúne nesta segunda-feira (04/05)

4 maio, 2015

Em mais uma reunião da Comissão Política do PCdoB na Bahia realizada hoje (04/05), os dirigentes debateram o quadro político atual e elaboraram a proposta da delegação da Bahia para a Conferência Nacional do Partido, a ser apresentada na reunião do Comitê Estadual marcada para o dia 17 deste mês.
Sobre a conjuntura, o presidente do Comitê Estadual, Daniel Almeida, avalia: “depois de um período de imensas dificuldades e incertezas, o governo transita para um momento de maior estabilidade, com sinais de reforço para a governabilidade, a partir das articulações de fortalecimento do PMDB na base aliada. A tese do impeachment não prosperou como imaginava a oposição, que a cada dia tenta gerar factóides como forma de impulsionar uma crise política que se esvazia.”
Daniel Almeida considerou, ainda, como positivos os últimos pronunciamentos da presidenta Dilma Rousseff, ao se posicionar publicamente contra a redução da maioridade penal e o item do Projeto de Lei 4330, que permite a terceirização da atividade fim das empresas, propostas estas da agenda regressiva posta em pauta pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que enfrenta resistências no Congresso, na sociedade e no Senado, na figura do presidente Renan Calheiros.
“A esquerda, com as mobilizações realizadas pelas centrais sindicais e movimentos populares, venceu o debate na opinião pública sobre o conteúdo nefasto da terceirização generalizada aprovada pela Câmara. E os atos do 1º de Maio contribuíram para engrossar a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores”, afirma Daniel.
A reunião discutiu também a reforma política agendada para votação no final deste mês na Câmara. “Existe risco de retrocesso, como implantação da cláusula de barreira, voto distrital, fim das coligações, além da manutenção do financiamento privado das campanhas eleitorais. O PCdoB está empenhado em impedir os ataques que visam restringir a representação popular no Congresso. Será uma batalha dificílima, dada a composição conservadora majoritária do Congresso Nacional”, concluiu o presidente.
Sobre o projeto eleitoral do partido para 2016, que é condicionado em grande parte pelos desdobramentos da reforma política, a opinião é de que o partido deve tomar iniciativas imediatas para viabilizar as pré-candidaturas postas para prefeituras e que as direções partidárias nos municípios, em sintonia com a Direção Estadual, tomem os encaminhamentos necessários à condução do plano.
O Secretariado Estadual deve agendar reuniões com os municipais onde há projetos majoritários e estes devem fazer reuniões no curto prazo com os pré-candidatos. Para a disputa da eleição proporcional, a Comissão Política indica aos Comitês Municipais a construção de chapas próprias de vereadores.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados