Notícia

Comissão Política indica mobilização contra o golpismo

2 março, 2015

A reunião da Comissão Política Estadual do PCdoB, realizada nesta segunda-feira (02/03), debateu a situação política nacional, eleições municipais de 2016, campanha de filiação e estruturação partidária.
Quadro político nacional
O início do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff é marcado por grandes dificuldades. A tensão é grande, como mostra a nota da Comissão Política Nacional (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=259716).
O cerco midiático e político tenta de todas as formas desestabilizar o governo, tendo como instrumento a operação Lava Jato. A direita raivosa brasileira quer empurrar o país para uma crise de governabilidade e fala abertamente em impedimento da presidente eleita recentemente pela maioria do povo brasileiro.
Para o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, “o caminho das forças democráticas e progressistas é o da resistência e da mobilização. Portanto, devemos todos reforçar a construção do ato do dia 13/03 em defesa da Petrobrás e da audiência pública sobre reforma política na Assembleia Legislativa no dia 6/03, e levantar bem alto as bandeiras da reforma política democrática, da democratização dos meios de comunicação e contra cortes de direitos trabalhistas.”
Eleições 2016
A Comissão Política Estadual iniciou, preliminarmente, o debate sobre as eleições municipais de 2016 com a antecedência que o tema requer. O horizonte é disputar espaços majoritários em 2016 e, consequentemente, em 2018.
O partido deve ter como grande objetivo lançar candidaturas próprias a prefeitos em 2016 no maior número de municípios e reeleger os atuais ou os indicados para sucedê-los, tendo como destaque o município de Juazeiro. Salvador, o principal centro político e econômico do estado, é o maior desafio do PCdoB, onde os comunistas deverão construir as condições para viabilizar o nome da deputada federal Alice Portugal como alternativa real para derrotar o projeto elitista e autoritário em curso de ACM Neto.
Vitória da Conquista e Barreiras são outras duas importantes cidades onde existem condições de emplacar nomes do partido em boas condições de disputa, os camaradas Jean Fabrício e Kelly Magalhães, respectivamente. Em Itabuna, deverá ser ampliado o protagonismo político e consolidar o projeto em curso no município.
Campanha de filiação
A reunião aprovou a realização de uma campanha de filiação com início este mês, quando serão promovidas inserções estaduais que o partido tem direito e outras peças de campanha a serem divulgadas posteriormente.  O plano é reforçar as fileiras partidárias com grande número de novos filiados e atrair aqueles que em afinidade com o programa do PCdoB queiram se apresentar como candidatos às eleições de 2016.
Estruturação Partidária
Este ano, serão realizadas as Conferências Municipais no segundo semestre. O objetivo é ter o partido legalizado em todos os municípios onde existe a presença comunista e realizar as conferências para eleger as direções partidárias.
A Comissão Política deliberou pela realização de 11 encontros regionais, com o intuito de debater a conjuntura política, a organização do partido nos municípios e os planos para 2016.
Para Daniele Costa, secretária Estadual de Organização, “os  Fóruns Macro-Regionais de acompanhamento dos municipais a serem estruturados nos encontros serão um importante avanço para a política de fortalecimento dos Comitês Municipais.”

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados