Notícia

Comitê Estadual discute ação política e sistema de direção

25 fevereiro, 2014

O Comitê Estadual do PCdoB se reuniu, no último sábado (22/2), tendo como pauta a situação política na Bahia e o Sistema Estadual de Direção. O presidente Daniel Almeida fez a intervenção inicial afirmando ser o quadro favorável para as forças que se aglutinam no campo do governo – um bloco que se consolida em um arco de aliança com nove partidos.
No encontro, Daniel também lembrou das pesquisas que já indicam o crescimento da candidatura ao governo de Rui Costa (PT), bem situada para a disputa eleitoral, enquanto a chapa de oposição enfrenta dificuldades para definir um candidato com capacidade de unificação.
“A elaboração do Programa Participativo de Governo tem sido uma ferramenta importante de mobilização de amplos setores sociais, momento em que se permite a diversos segmentos apontarem sugestões para o desenvolvimento do Estado”, disse Daniel, se referindo a iniciativa de uma agenda de debates da chapa majoritária para a construção do programa de governo.
A militância e os quadros do partido estão convocados, segundo o presidente, a se engajar nos atos programados no interior e dos grupos temáticos instalados na capital. Sobre a definição do vice na chapa majoritária, ele afirmou que a tese de incluir uma mulher com vínculos nos movimentos sociais foi bem aceita no mundo político, deixando aberta a possibilidade de a deputada Alice Portugal ser indicada para vice.
Eleição proporcional 
Para Daniel Almeida, existem reais condições para alcançar o objetivo de eleger três deputados federais na Bahia (ele próprio, Alice Portugal e Davidson Magalhães), em uma coligação proporcional que envolveria todos os partidos da base aliada. Para viabilizar o plano, uma proposta de ações foi apresentada na reunião.
Entre as medidas, estão a distribuição de áreas de campanha (que comporta 406 municípios); a alocação dos quadros do Comitê Estadual na coordenação das campanhas; e outras iniciativas de fortalecimento das candidaturas através da frente institucional.
O presidente comentou ainda a respeito da chapa estadual – tendo no atual momento 34 pré-candidatos -, com expectativas positivas em relação ao aumento da bancada, “mas que precisa ainda ser reforçada com um maior número de postulantes no curto prazo”, completou.
Sistema de direção
A secretária de Organização, Daniele Costa, apresentou a proposta – aprovada com emendas do plenário -, de composição das comissões auxiliares da direção estadual e dos responsáveis pelo acompanhamento partidário nas regiões do estado, completando assim o Sistema Estadual de Direção. Já estavam eleitos a Comissão Política, o Secretariado e os secretários e coordenadores das frentes de atuação.
“É necessário que cada membro da direção tenha tarefas bem definidas e que preste conta ao coletivo de suas responsabilidades”, afirmou Daniele. A reunião deliberou ainda pela transformação das coordenações de Combate ao Racismo e de Cultura em Secretarias integrantes da Comissão Política.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados