Notícia

Comitê Estadual divulga balanço das conferências do PCdoB-BA

15 dezembro, 2015

Nesta terça-feira (15/12), o PCdoB-BA disponibilizou o documento apresentado na última reunião do Comitê Estadual, realizada no dia 11 de dezembro, que fez um balanço do processo de preparação da última Conferência Estadual. Confira o documento na íntegra:
 
Balanço das Conferências Municipais e da Estadual na Bahia
No momento político de alta complexidade, diante do acirramento da luta de classes no Brasil, com o endurecimento da ofensiva do consórcio oposicionista da direita neoliberal, o PCdoB assumiu a responsabilidade de construir um amplo processo de conferências municipais e estaduais, a partir do envolvimento dos filiados/filiadas, militantes e parcelas progressistas da sociedade.
Na Bahia, o partido almejou um plano de ação para a construção das conferências municipais que entrelaçassem o crescimento das fileiras comunistas, expansão da estruturação partidária no interior, priorizando as grandes cidades e a capital, e a intensificação dos debates sobre os objetivos programáticos e políticos apresentados no Documento – Base.
Considerando as dificuldades de um cenário de adversidades sociais, políticas e econômicas, e, além disso, a grande campanha midiática de desmoralização da política e dos partidos políticos, principalmente os da base do Governo e da Esquerda Brasileira, consideramos como vitorioso o processo de realização das Conferências Municipais e da Estadual do PCdoB-Bahia.  Foram 11.014 filiados (as) e militantes reunidos nas sessões plenárias de 280 conferências municipais, que elegeram 530 delegados e delegadas e compareceram 394 na Conferência Estadual. Outro destaque foi a campanha de filiação partidária, com grandes atos de filiações de lideranças políticas, em diversas cidades.
Nas conferências municipais, identificamos uma grande mobilização partidária para a preparação política do projeto eleitoral do PCdoB em 2016, principalmente nas cidades com campanhas majoritárias e nos municípios com população acima de 100 mil habitantes. Destaca-se o partido em Salvador, que mobilizou 1358 entre filiados (as) e militantes, reuniu 40 organismos de base, além de promover iniciativas de fortalecimento da estruturação partidária, como seminários sobre vida militante e a criação do Fórum de Quadros de Base. Neste sentido, o partido reiterou o compromisso com a política de interiorização, porém, aprimorando o acompanhamento da estruturação partidária nos grandes centros.
Neste período a Direção Estadual conseguiu acompanhar e interferir no debate sobre graves e antigos problemas políticos de alguns comitês municipais, entre os quais destacamos Santo Amaro, Porto Seguro, Seabra, Jacobina, Lauro de Freitas, Valença. As principais dificuldades encontradas neste processo de conferências dizem respeito as seguintes questões: falta de unidade partidária em relação ao projeto político do partido na cidade, a personificação da política que impede a construção coletiva da militância e impulsiona a precariedade do funcionamento regular do comitê, e a ausência das políticas de formação e de estruturação partidária. No geral, percebe-se um baixo funcionamento dos comitês municipais, incluindo as grandes cidades.
Neste sentido, reforçamos as seguintes orientações:
Disputar a opinião pública, interferindo na luta de ideias no enfrentamento à direita conservadora, a partir da construção de iniciativas que mobilizem os amplos setores da sociedade na defesa da democracia e contra a tentativa de golpe contra a presidenta Dilma, principalmente nas grandes cidades e na capital.
A Direção Estadual deve persistir para que os comitês municipais tenham funcionamento regular, principalmente os 16 com população acima de 100 mil habitantes (Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista) com população, estabelecendo o plano político e de estruturação partidária com objetivos e metas que integrem as áreas de organização, formação, comunicação e finanças, com responsáveis pelas tarefas políticas definidas pelas direções municipais.
Aprimorar a preparação política para as eleições 2016, aferindo o projeto político eleitoral nas cidades onde o PCdoB terá campanhas majoritárias e as chapas proporcionais nos grandes municípios.
Fortalecer o plano de consolidação dos 10 Foruns de Macro Regiões, a partir das coordenações regionais e o plano da agenda política dos debates partidários que visem ações e metas a ser desenvolvida pelas direções municipais.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados