Notícia

Comitê Estadual do PCdoB aprova resolução da reunião do pleno

8 março, 2016

IMG-20160305-WA0005
 
O Comitê Estadual do PCdoB, reunido neste sábado (05/03), no Sindicato dos Comerciários, em Salvador, discutiu o cenário político e a sucessão municipal, nas eleições deste ano. A partir das discussões, o pleno da reunião aprovou as seguintes resoluções:
 
1 – O partido na Bahia deve estar atento ao desenrolar da crise política e econômica  e manter firme a luta contra a tentativa de ataques à  legalidade democrática, à soberania e aos direitos dos trabalhadores, promovida pelas forças golpistas e reacionárias.
2 –  Ao mesmo tempo, está na ordem do dia a disputa das eleições municipais deste ano, batalha em que a nossa  meta é de ter candidat@s @ prefeit@ num maior número de cidades possível e  candidat@s a vereador em todas a cidades onde temos algum nível de estruturação partidária, tendo como horizonte nos fortalecermos na luta pela  conquista de uma  vaga na chapa majoritária em 2018.  A realidade em cada município vai indicar o formato de nossas chapas proporcionais.
3 – O item número 58 constante do Projeto Eleitoral 2016, aprovado na Conferência Estadual, afirma: “Na preparação do projeto eleitoral, a direção deve analisar a situação de cada município, as movimentações políticas do período que antecede o pleito e concluir o plano fazendo os ajustes necessários para a definição das prioridades”. Diante dessa diretiva, cabe à direção eleita fazer os ajustes levando em conta a nova realidade.
4 – Na atualidade, temos 118 comitês municipais que apresentam possibilidades de lançamento de candidatura majoritária. Antes do período das convenções, deveremos analisar o potencial de cada pré-candidatura e tomar coletivamente as deliberações finais.  As pré-candidaturas, em sintonia com as direções municipais, devem tomar iniciativas no que diz respeito à construção de alianças políticas e à sustentação material da campanha.
5 – Ganha destaque especial no nosso Projeto Eleitoral 2016 as candidaturas a prefeita (a) de Juazeiro, Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras e Camaçari; a reeleição dos atuais prefeitos do PCdoB (Itagibá, Poções, Souto Soares, Gandu, Rodelas, Santa Inês, Planaltino, Muniz Ferreira, Serrolândia, Aiquara, Licínio de Almeida, Várzea do Poço) ou a continuação destas experiências; e a eleição de vereadores na cidade de médio e grande porte.
6 –  O partido deve  manter esforços para a ampliação das nossas fileiras. A atração de novos filiados com perspectivas de serem candidatos, tanto a vereador como a prefeito, tem até o dia 02 de Abril para acontecer, quando se encerra o  prazo para as filiações.
7 – A direção deve programar reunião do secretariado estadual com todos os prefeitos no exercício do mandato para analisarmos o quadro em cada município, levando em consideração a meta aprovada na  Conferência Estadual de reelegê-los ou eleger o nome a ser indicado pelo partido na cidade.
8 – Um debate sobre finanças na campanha eleitoral deve ser realizado no curto prazo, tendo como objetivo preparar o partido para o novo cenário, que exclui o financiamento empresarial. Devemos, ainda, elaborar uma cartilha sobre a nova legislação, envolvendo propaganda e finanças.
9 – Ficam convocadas reuniões dos Fóruns de Macrorregiões em datas a serem definidas pelo Secretariado Estadual
10 – Todos os pré-candidatos nas eleições de 2016 que ainda não passaram pelo Curso do Programa Socialista devem fazê-lo. Os comitês municipais devem agendar os cursos com a Secretaria Estadual de Formação e incluir a sua realização na agenda de atividades de pré-campanha.
11 – O PCdoB está convocado a mobilizar suas forças na agenda de mobilização, construída pela Frente Brasil Popular e pelas forças progressistas do nosso País, em defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores, da Petrobras, do Estado Democrático de Direito e de outras bandeiras importantes. Devemos estar preparados para intervir de maneira organizada neste momento de intensa disputa política.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados