Notícia

Congresso da UEB celebra os 10 anos de reconstrução da entidade

6 julho, 2015

No ano em que completa uma década da segunda reconstrução (2005-2015), a União dos Estudantes da Bahia (UEB) realiza, no próximo final de semana (de 10 a 12 de julho), o 6º Congresso da entidade. O encontro será no campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) do município de Vitória da Conquista, região sudoeste do estado, e pretende ser um espaço de amplos e variados debates, durante os três dias.
Com o tema “10 anos de reconstrução: relembrar as conquistas, lutar por um novo futuro”, o 6º Congresso da UEB vai reunir estudantes e nomes importantes da política e dos movimentos social e sindical, não só em nível estadual, mas, também, nacional. Um dos nomes já confirmados é o da presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral [ver lista de confirmados abaixo].
Outro convidado esperado é Renato Rabelo, ex-presidente da entidade, que foi afastado do mandato no período da ditadura militar, quando a UEB foi fechada arbitrariamente pelos militares. A intenção dos novos dirigentes é de fazer uma devolução simbólica do mandato de Rabelo, que também presidiu nacionalmente o PCdoB.
“O 6° Congresso da UEB é de fundamental importância para dar continuidade à luta dos estudantes baianos em defesa da educação, reoxigenando a entidade, dando novo gás às suas batalhas e, com a determinação assumida em 2005, dar prosseguimento a esta história de combatividade e compromisso com os interesses da educação e do povo baiano e brasileiro”, diz uma nota da entidade.
Além dos debates sobre a educação, o evento também vai levantar discussões sobre a reforma política, direitos civis para a comunidade LGBT, igualdade de gênero, integração latino-americana e democratização dos meios de comunicação. No sábado (11) à noite, acontecem atividades culturais. Uma batalha de MC´s já está confirmada.
No domingo (12), último dia, a UEB também vai apresentar a nova identidade visual e definir a nova diretoria. A entidade foi criada 1943, cinco anos após a fundação da UNE. Depois do fechamento na ditadura, foi reaberta no fim do regime, na década de 1980, mas tornou a ser desativada, sendo reconstruída, mais uma vez, somente em 2005.
 
Convidados confirmados:
 
João Carlos Salles –  reitor da UFBA
José Bites – reitor da UNEB
Carla Liane – vice-retora da UNEB
Carina Vitral – presidenta da União Nacional dos Estudantes
Cássia Maciel – pró-reitora de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas da UFBA
Davidson Magalhães – deputado federal
Olívia Santana – secretária de Políticas para Mulheres do Governo do Estado da Bahia
Laura Pujol – consulesa cubana no Nordeste do Brasil
Alice Portugal – deputada federal
Central Única dos Trabalhadores
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Daniel Almeida – deputado federal
Fabrício Falcão – deputado estadual
APLB-Sindicato
Ângela Guimarães – secretaria nacional adjunta de Juventude da Presidência da República
Álvaro Gomes – secretário estadual do Trabalho e Esporte
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados