Notícia

Conquista: Edital de transporte é suspenso após ação da bancada do PCdoB

5 maio, 2021

A prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, suspendeu o novo edital de transporte público do município, após uma mobilização da bancada do PCdoB na Câmara de Vereadores. Os três vereadores comunistas – Ricardo Babão, Luciano Gomes e Andreson Ribeiro – entenderam que a proposta era prejudicial para a população, especialmente a mais pobre.

Um dos pontos mais problemáticos do edital, segundo o vereador Luciano Gomes, foi a exclusão das chamadas linhas sociais, que beneficiam diversas localidades do município. Para ele, a suspensão da licitação foi uma decisão correta, mas é preciso reestruturar com celeridade a proposta, para que “Vitória da Conquista tenha um transporte de qualidade”.

Além das denúncias em Plenário, a mobilização da bancada do PCdoB na Câmara de ‘Conquista’ consistiu também no ajuizamento de uma ação na Justiça contra a Prefeitura e uma provocação do Ministério Público do Estado (MP-BA), para que acompanhasse o caso.

O vereador Luciano Gomes ainda denunciou a tentativa de dar aos motoristas de ônibus funções que são dos cobradores. Ele acredita que, mesmo que seja apenas em alguns horários, a cumulação de tarefas pelos motoristas pode ser perigosa para os usuários e a medida pode representar uma forma de eliminar, aos poucos, os postos de trabalho dos cobradores.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados