Notícia

Conselho da Comunidade Negra elegerá novos integrantes

19 junho, 2015

Na quinta-feira (18/6), foi publicado no Diário Oficial do Estado o edital para eleição de novos membros do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), que é vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Segundo o documento, serão selecionados sete representantes da sociedade civil e respectivos suplentes, dos segmentos Antropólogos, Sociólogos, Blocos Afro, Mulheres Negras, Juventude, Religiões de Matriz Africana e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
As inscrições podem ser realizadas até 17 de julho, pessoalmente ou pelos Correios, na sede do CDCN, situada na rua Ribeiro dos Santos, 42 – Pelourinho, CEP 40030-020, Salvador-BA. A íntegra do edital, assim como a relação dos documentos necessários, está disponível no www.sepromi.ba.gov.br. Mais informações podem ser obtidas com a comissão eleitoral pelo (71) 3117-1553 ou cdcn@sepromi.ba.gov.br.
Para indicar candidatos ao pleito, as entidades ligadas às categorias profissionais (Antropólogos, Sociólogos e OAB) precisam ser legalmente constituídas há pelo menos três anos e com atuação comprovada no campo do combate ao racismo para a promoção da igualdade racial.
Já as associações, organismos e entidades representativas da comunidade negra devem ser legalmente constituídas ou oficialmente reconhecidas, existentes há pelo menos cinco anos, e com comprovadas realizações em favor do desenvolvimento sociocultural e econômico do segmento.
CDCN
Com 27 anos de existência, o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra é formado por 21 conselheiros, sendo 6 do poder público e 15 da sociedade civil, com igual número de suplentes, envolvendo ainda os segmentos de comunidade acadêmica, profissionais de imprensa, afoxés, quilombos rurais, capoeira, quilombos educacionais, irmandade e cristão.
Sua finalidade é estudar, propor e acompanhar as medidas de relacionamento dos órgãos governamentais com a população negra, além do controle social, visando resgatar o direito à sua cidadania plena e participação na sociedade.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados