Notícia

Daniel Almeida e Alice Portugal continuam entre os ‘Cabeças’ do Congresso

1 setembro, 2015

11825755_729569857148846_6230964561815071491_n

Com posturas contundentes e destacadas na Câmara Federal, os deputados do Partido Comunista do Brasil, Alice Portugal e Daniel Almeida, estão entre os oito baianos que constam na lista do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), que apresenta 100 nomes, considerados os “Cabeças” do Congresso Nacional. Entre estes, 62 são deputados e 38 são senadores, avaliados pelo período de fevereiro a julho de 2015.
O PCdoB, que também tem representante no Senado entre os 100, mais uma vez, a senadora Vanessa Grazziotin (AM), está em 5º lugar entre os “Cabeças” e o 13º entre as bancadas da Câmara, com um total de seis nomes indicados. Além dos baianos, Jandira Feghali (RJ) compõe a lista de novo. Luciana Santos (PE) e Orlando Silva (SP) aparecem pela primeira vez.
De acordo com a pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (31/08), “os ‘Cabeças’ do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades”. São aqueles capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
Os comunistas  são os únicos deputados baianos da listagem anterior que permanecem. Daniel aparece entre os 100 desde 2009, sendo esta a 7ª vez. Para o parlamentar, que cumpre o quarto mandato como federal pelo PCdoB, a escolha representa “o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos, da manutenção de uma postura coerente com os nossos compromissos, e da dedicação intensa que procuramos ter no contato com a Casa”.

Alice também está cumprindo o quarto mandato na Casa Legislativa Federal e já esteve entre os ‘Cabeças’ por seis vezes consecutivas. Por isso, o Comitê Central do PCdoB a indicou como possível candidata à prefeitura de Salvador, e deu ao Comitê de Salvador trabalhar para o êxito nas urnas no caso da oficialização da sua candidatura. “É um estímulo ter o meu nome mais uma vez na lista do Diap. É um reconhecimento da minha atuação parlamentar, em nome do PCdoB, em defesa de questões cruciais para o povo brasileiro”.

Confira o levantamento do Diap, com a lista completa dos 100 Cabeças

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados