Notícia

Davidson cita retomada do desenvolvimento de Itabuna

29 outubro, 2015

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) fez um balanço das conquistas obtidas junto a ministérios, secretarias estaduais e órgãos públicos, para a retomada do desenvolvimento de Itabuna e Região Sul: a exportação de seis mil toneladas de cacau do Porto de Ilhéus, o que não ocorria há 20 anos; a licitação para a Barragem do Rio Colônia, o fim de entraves burocráticos para a continuidade das obras da FIOL- Ferrovia Oeste Leste, e a realização do I Festival Internacional do Mangostin, na cidade de Una.
“Esse é o desafio do nosso mandato: contribuir para a retomada do desenvolvimento de Itabuna e região. São obras e ações que vão impulsionar o desenvolvimento social e econômico do sul da Bahia, gerando mais emprego e renda para todos”, afirmou antes de embarcar de Brasília rumo a Ilhéus e Itabuna onde manterá encontros e reuniões de trabalho neste final de semana.
Cacau exportado
Como vice-presidente da Comissão em Defesa da Cacauicultura na Câmara, o deputado discursou no plenário saudando o retorno da exportação de cacau, depois de 20 anos sem exportar, resultado da grave crise da vassoura-de-bruxa.
“É uma vitória de todos que lutam por esta retomada, dos plantadores, da Ceplac, dos pequenos agricultores, enfim, de toda a comunidade que há anos luta para que a região retome seu protagonismo de grande exportador do cacau, nossa principal lavoura, responsável por gerar emprego e renda à nossa região”, disse Davidson Magalhães.
Ferrovia nos trilhos
Outra conquista foi o resultado positivo da reunião em que Davidson Magalhães participou (dia 28), acompanhando o governador Rui Costa, ao gabinete do presidente do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, que recebeu cerca de 30 parlamentares, entre deputados federais, senadores baianos e até do Tocantins. Em pauta, a retomada das obras da FIOL- Ferrovia de Integração Oeste Leste.
Para Davidson Magalhães a obra é “altamente relevante para o processo de integração regional, um dos mais importantes projetos de infraestrutura da Bahia”. O deputado relata que a audiência serviu para desobstruir os entraves burocráticos da obra: “A conclusão da Ferrovia é imprescindível para o incremento da produção agrícola. Será o nosso grande corredor de exportação do estado”.
Mais água nas torneiras
A terceira boa notícia da semana, relata Davidson Magalhães, diz respeito mais diretamente ao povo de Itabuna e municípios próximos: “Já foi realizada a licitação das obras de construção da Barragem do Rio Colônia, que vai regular e garantir água de qualidade e em quantidade para a cidade. Sem água não tem saúde, não tem progresso pois não tem como atrair a instalação de empresas onde não há fartura de água”. As obras serão retomadas ainda este ano.
Mangostin em Una
Depois de várias reuniões, acompanhado pela prefeita de Una, Diane Rusciolelli, o deputado Davidson Magalhães conseguiu o apoio do governo da Bahia, do Sebrae e do Ministério do Desenvolvimento Agrário para a realização do I Festival Internacional do Mangostin de Una. A previsão é de um público diário de 15 mil pessoas, de 30/10 a 2/11.
“O evento marca o retorno dos antigos festivais ao município, resgatando a cultura e os variados cultivos agrícolas de uma cidade que tem por característica ser uma cidade extremamente rural”, disse o deputado.
Com informações da Ascom Davidson Magalhães

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados