Notícia

Debate sobre conjuntura abre 14ª reunião da CTB em Salvador

12 dezembro, 2014

Lideranças sindicais de todo o país estão em Salvador para a 14ª reunião da direção nacional da CTB. A abertura do evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (11/12), com um debate sobre conjuntura política e econômica. Os palestrantes foram o presidente do PCdoB, Renato Rabelo; o dirigente do PSB Roberto Amaral e o consultor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) Antônio Augusto Queiroz.
Esta é a primeira reunião da direção nacional da Central realizada fora de São Paulo. Salvador foi escolhida para estrear o mandato itinerante, para que os dirigentes participem nesta sexta-feira da inauguração da sede própria da CTB Bahia, que é uma grande conquista, não apenas para os baianos, mas pra os cetebistas de todo o país. Afinal, será a primeira das muitas sedes que a CTB pretende adquirir nos próximos anos. O próximo projeto é o prédio da nacional.
O debate foi iniciado por Renato Rabelo, que falou sobre as mudanças no cenário político e econômico que favoreceram o crescimento das forças de direitas e o acirramento da disputa pela Presidência a República nas eleições gerais de 2014. Ele destacou também o papel desempenhado pela grande mídia, que influenciou diretamente no voto de parte significativa da população, que acabou votando no candidato da direita, Aécio Neves do PSDB.
“São esses setores que não aceitam a derrota nas urnas e estão criando um clima golpista contra a presidente Dilma Rousseff”, disse Rabelo, que convocou os movimentos sociais, partidos de esquerda e centrais sindicais a sair às ruas para apoiar a presidente, garantir a governabilidade e a continuidade dos avanços sociais conquistados nos últimos anos.
A tomada das ruas pelo povo também foi apontada por Roberto Amaral como a forma mais eficaz e combater as tentavas de desestabilização do Governo que estão em curso. Para ele, os movimentos devem buscar construir a unidade para cobrar as reformas necessárias ao desenvolvimento do país, a exemplo das reformas política, agrária, urbana e tributária.
O debate tratou também da pauta trabalhista, com a enumeração por Antônio Augusto Queiroz de uma série de projetos que poderão trazer prejuízo à classe trabalhadora, como a PL 4330 que amplia a terceirização e as 101 propostas enviadas ao Congresso pela Confederação Nacional da Indústria, com propostas que retira direitos trabalhistas.
O primeiro dia do encontro foi encerrado com uma justa homenagem ao ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe José Souza, falecido no mês de novembro.
O encontro segue nesta sexta-feira durante todo o dia no Hotel Monte Pascoal, na Barra. No fim da tarde, 17h, os dirigentes participam da inauguração da sede da CTB Bahia e logo em seguida, da festa de sete anos de fundação da CTB, no Coliseu do Forró em Patamares.
 
Fonte: CTB Bahia
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados