Notícia

Defesa da democracia e profundo debate de ideias são prioridade neste ano

5 abril, 2016

20160402_104231O sábado dos militantes do PCdoB foi bastante movimentado em Salvador. O integrantes do Fórum de Quadros da Base e o pleno da direção do Comitê Municipal se reuniram para discutir crise política, projeto eleitoral para a cidade e organização partidária. Falaram sobre os temas, respectivamente, o presidente estadual, Daniel Almeida, a presidente municipal, Olívia Santana, e o secretário nacional de Organização, Ricardo Abreu, mais conhecido como Alemão.
De acordo com o secretário municipal de Organização, Jurandir Santana Júnior, esta reunião, a terceira desde a instalação do FQB, faz parte do processo de consolidação do projeto de enraizamento e crescimento do Partido na capital baiana. “Estamos acumulando forças para colocar o PCdoB como alternativa de poder para a população, a fim de que Salvador possa cumprir o seu papel de terceira maior capital do país. Além disso, temos que preparar o partido para a saída à essa crise”.
Para o deputado federal Daniel Almeida, o encontro aconteceu em um importante momento político, no qual o balanço da semana foi positivo em relação à capacidade de o povo fazer o enfrentamento da crise política. Segundo ele, a batalha central é a disputa política, contra uma ofensiva para interromper os avanços das conquistas populares no Brasil. “Eles estão tentando de tudo, e o instrumento que encontraram para isso, neste momento, é a tentativa de impeachment, com apoio do empresariado e da grande mídia”.
Nesta última semana, de acordo com Daniel, a verdadeira face dos interesses da oposição começou a se mostrar. Os discursos panfletários apenas reforçaram que não há crime que justifique o impedimento da presidente Dilma Rousseff continuar seu mandato. Por isso, ele reforçou a necessidade de a militância se firmar nas trincheiras da resistência e usar os meios de comunicação que têm às mãos (as redes sociais) para denunciar os golpistas um a um, com nome e sobrenome, para que todos saibam quem são e quais os seus objetivos.
Com este estímulo, Olívia completou que as mesmas armas devem ser usadas para revelar quem é o verdadeiro ACM Neto, que só tem tapeado os soteropolitanos com festas e embelezamento de partes da orla, e apresentar o projeto que o PCdoB tem para tornar Salvador a cidade que o povo precisa. “Temos que garantir a qualidade deste Fórum, e consequentemente da militância, para que o Partido cresça na batalha de ideias. Vamos dar as respostas necessárias a esta direita, que se diz moderna, mas é a apenas mais do mesmo”.
Para Olívia, essa disputa eleitoral é diferente das outras e o projeto municipal está diretamente ligado ao cenário nacional. Portanto, é preciso defender e exaltar o legado que os governos Lula e Dilma deixaram: as cotas nas universidades, o Minha Casa, Minha Vida, e o Bolsa Família, por exemplo.
“Então, a campanha de Alice deve estar alicerçada na defesa desses aspectos. Vamos enfrentar o Neto defendendo o nosso projeto político, que eles dizem que tem que ser revogado, mas nem sequer apresentam outro. Temos que ir na ferida e desmascará-lo”, alertou a presidente. Segundo ela, tem-se que elevar o debate em relação às promessas não cumpridas, a exemplo do hospital municipal. “Ele vai para as urnas apenas com as festas e maquiagens na cidade”.
A presidente finalizou ressaltando que cada quadro do PCdoB tem que ser a extensão da candidatura de Alice durante a campanha eleitoral, que começa no segundo semestre. “A militância sempre quis candidatura própria e a hora é agora. Vamos disputar voto a voto. É o tostão contra o milhão”.
20160402_114116Aproveitando o ensejo eleitoral, Alemão lembrou que o ponto chave, com a novas regras, é a campanha de massas. Será preciso acionar o trabalhador, a família, a militância, os amigos para poder encampar as candidaturas e obter êxito nas urnas. “É o tipo de campanha que estamos acostumados, mas temos que estar vigilantes. E, como já foi dito, abusar das redes sociais para reafirmar o nosso projeto. Para defender o povo tem que ter estabilidade política. Para o Brasil seguir no rumo do desenvolvimento, tem que ter estabilidade política. Precisamos que as pessoas acreditem neste projeto nacional que está posto desde 2003”, disparou.
Abreu salientou ainda que o momento conturbado é bastante propício para se fortalecer a base e ampliar a militância. “É agora que temos que usar o nosso poder no debate de ideias e conquistar as pessoas. É importante elegermos nossos candidatos. Mas, é mais importante fortalecer a base para se travar batalhas”.
Mas, segundo ele, isso só é possível com amplo planejamento. Além disso, se faz necessário impulsionar, de forma equilibrada, os três vetores da ação política, mobilizando os quadros, os militantes e os filiados: ação de massas, com a mobilização consciente do povo; ação política eleitoral e nas instituições do Estado; ação na luta de ideias, exaltando o aprofundamento do debate.
Alemão lembrou ainda da necessidade de afirmação da identidade comunista do PCdoB neste período de pré-campanha e campanha, conhecendo o programa e o estatuto, que expressam a identidade política, ideológica e organizativa do partido, que é revolucionário, de classe, de quadros das mais diversas massas, patriótico, anti-imperialista e internacionalista.
Assim, o FQB e a direção firmaram, mais uma vez, o compromisso de seguir na frente da luta pela democracia, defendendo o legado do projeto nacional, e aprofundar o debate de ideias, rumo às urnas em outubro próximo.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados