Notícia

Depois da Câmara, Assembleia vai homenagear Colombiano e Catarina

5 agosto, 2015

A bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) propôs e conseguiu aprovar a realização de uma sessão especial para homenagear o casal Paulo Colombiano e Catarina Galindo, militantes do partido assassinados há cinco anos. A atividade está marcada para acontecer no próximo dia 7 de agosto (uma sexta-feira), às 9h30, no plenário da Casa.
Colombiano e Catarina também foram homenageados na Câmara Municipal de Salvador (CMS), no último 30 de junho, por iniciativa dos vereadores Aladilce Souza e Everaldo Augusto, do PCdoB. Além de fazer as homenagens, as duas sessões têm também a intenção de cobrar celeridade no julgamento do caso porque, passada a meia década do crime, os acusados ainda permanecem em liberdade.
Além da militância no PCdoB, o casal também estava ligado ao movimento social e sindical. Colombiano era tesoureiro do Sindicato dos Rodoviários e foram as atividades desenvolvidas na entidade que motivaram o crime, segundo a polícia. O dirigente estava investigando uma suspeita de fraude em um contrato com o plano de saúde do sindicato, de responsabilidade da empresa MasterMed.
Entre 2005 e 2010, os desvios da empresa já chegavam a R$ 35 milhões, ainda segundo o inquérito policial. Os donos da MasterMed, o oficial aposentado da PM Claudomiro César Ferreira Santana e o médico Cássio Antônio Ferreira Santana, que são irmãos, são acusados de serem os mandantes do crime. A execução teria sido feita pelos funcionários, identificados como Daílton Jesus, Edilson Araújo e Wagner Souza.
No ano passado, a Justiça chegou a anunciar que os réus iriam a júri popular, mas os acusados recorreram da decisão e, até o momento, o júri ainda não foi marcado. A cobrança tem sido para que o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA) acelere a apreciação dos recursos para que o processo seja, finalmente, concluído e os assassinos, presos.
Na Assembleia, a bancada do PCdoB é formada pelos deputados estaduais Fabrício Falcão, Crisóstomo Lima (Zó) e Raimundo Tavares (Bobô).
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados