Notícia

Deputada denuncia o golpe machista e misógino contra a presidenta Dilma

8 junho, 2016

Durante o debate “A Mulher e a Democracia”, realizado na noite desta segunda-feira (06/06), no Teatro Vila Velha, em Salvador, a deputada Alice Portugal, pré-candidata à Prefeitura da capital baiana, denunciou o golpe machista e misógino contra a presidenta eleita, Dilma Rousseff. A atividade faz parte da terceira edição do projeto Palco Aberto, criado para debater questões do Brasil contemporâneo.
“Por ter sido uma mulher a ser deposta, foi deposta com misoginia, com machismo. Se fosse um homem, talvez tivesse sido menor a dor, mas a verdade é que o golpe político, midiático e jurídico, que está em curso no Brasil, atacou de maneira frontal e cruel porque era uma mulher. A democracia e as mulheres caminham em um compasso diferenciado no Brasil. Por isso, a nossa história é de muita luta e de muita garra”, disse Alice.
O debate contou com a participação de Anna Muylaert, diretora do premiado filme ‘Que Horas Ela Volta?’. “Que orgulho ter participado deste Palco Aberto no Teatro Vila Velha, com tantas mulheres poderosas dentro e fora do palco. Isso é sangue na veia”, disse a diretora. O evento contou ainda com a presença ilustre da educadora Makota Valdina e a apresentação de um fragmento da peça “Somos Todas Clandestinas”, que discute o aborto, além da performance de Laís Machado, atriz do grupo Teatro Base, e músicas interpretadas por atrizes da universidade LIVRE do Teatro.
No evento, Alice destacou também a importância de uma maior participação da mulher nos espaços de poder no país. “Queremos que no Brasil, pelo menos, 30% dos eleitos sejam mulheres para nos igualarmos a Moçambique, a Namíbia, ao Panamá. O Brasil, nas Américas, só está à frente no número de mulheres participando do processo de poder do que o Haiti, em guerra civil, e Belize. Nós vivemos um apartheid disfarçado pelas cores da Globo, mas que se esconde no silêncio dos lares, com o estupro, o assédio, a violência”, enfatizou a deputada, que é uma das parlamentares que se destaca na luta em defesa dos direitos das mulheres no Congresso Nacional.
Ascom da deputada

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados