Notícia

Deputado Bobô pretende criar Programa Escola em Ação

10 junho, 2015

Incentivar a abertura das unidades de ensino da rede estadual à comunidade para prática de esporte, atividades recreativas e culturais é o objetivo do Programa Escola em Ação que o deputado Bobô (PCdoB) pretende implantar na Bahia. O parlamentar apresentou projeto de lei estabelecendo que, pelo menos um final de semana a cada mês, a escola abrirá suas portas para atividades esportivas, recreativas e culturais à comunidade.
De acordo com a proposição, caberá a Secretaria de Educação do Estado fiscalizar a implementação do Programa Escola em Ação. Além disso, cada escola terá uma associação de moradores ou entidade sem fins lucrativos que se responsabilizará pelo monitoramento das atividades. Também será de responsabilidade de cada associação ou entidade os eventuais danos materiais que possam vir a sofrer a estrutura das escolas no período de realização do projeto.
Segundo Bobô, o Programa Escola em Ação vai valorizar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, contribuindo para fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento. “A escola amplia a sua relação com a comunidade e, por meio da troca de saberes, pode promover um redimensionamento da sua prática pedagógica, tornando-se mais inclusiva e competente na sua ação educativa”, acredita ele.
O deputado comunista acrescentou que a parceria com instituições locais e a integração com projetos da Secretaria de Educação, em especial, e de outros órgãos públicos e da iniciativa privada são parte fundamental do programa, permitindo a apropriação e o enraizamento das ações no território e concorrendo para a sua sustentabilidade e continuidade.
 
Fonte: Ascom/AL-BA

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados