Notícia

Deputado do PCdoB está na linha de frente da defesa da Ceplac

11 abril, 2016

 
O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-Ba) tem se colocado como uma das principais vozes na defesa da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), que foi rebaixada à categoria de departamento, por meio de um decreto. Na última semana, o parlamentar criticou a medida no plenário da Câmara dos Deputados.
Na ocasião, Davidson afirmou que, na Bahia, desde o governador Rui Costa, que já manifestou seu empenho para reverter a decisão do Ministério da Agricultura, aos funcionários do órgão, “todos estão empenhados no fortalecimento e não em seu enfraquecimento, com perda de autonomia e o fim de ações de pesquisa e extensão rural. Isto é uma condenação à extinção da Ceplac”, disse ele.
Davidson também destacou a surpresa que a região sul da Bahia teve com a publicação do decreto. Afinal, dias antes, no dia 2 de março deste ano, em Brasília, teve audiência com a Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que, diante do deputado baiano e de representantes da diretoria, funcionários e de outros parlamentares, concordou em debater em profundidade as mudanças na Ceplac.
O fato é que ficou na promessa e não houve debate algum. A ministra tomou a decisão sem consultar ninguém e o decreto foi publicado na última sexta-feira (1º de abril): “O Ministério da Agricultura quebrou um compromisso com a região sul da Bahia. Queremos rediscutir que seja amplamente debatido na região o papel da Ceplac. Não aceitamos o rebaixamento da CEPLAC e queremos a sua revitalização”.
 
Com Ascom/ Davidson Magalhães

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados