Notícia

Deputados baianos levarão à ONU pedido de fim de bloqueio a Cuba

10 setembro, 2015

Acompanhado da cônsul de Cuba na região Nordeste do Brasil, Laura Pujol, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Marcelino Galo (PT), realizou, nesta quinta-feira (10/9), uma coleta de assinaturas para uma moção em favor do fim do bloqueio econômico, financeiro e comercial feito a Cuba pelos Estados Unidos. A dupla também se reuniu com o presidente da Casa, deputado Marcelino Nilo, que garantiu apoio político ao documento, que será encaminhado à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
O encontro da ONU vai acontecer no próximo dia 27 de setembro, quando será votado, mais uma vez, o fim do bloqueio ao país caribenho, que existe desde 1962, depois da revolução socialista comandada por Fidel Castro. O presidente do colegiado justificou que, além das similaridades culturais entre Salvador e Havana, a relação de Cuba com a Bahia foi fortalecida com a atuação de 1.067 médicos cubanos em 348 municípios e nas comunidades indígenas baianas, através do programa ‘Mais Médicos’.
“Essa moção de apoio será dirigida a Washington na próxima plenária das Nações Unidas para que conheçam a nossa posição política pelo fim do bloqueio econômico, financeiro e comercial que há mais de 50 anos asfixia o bravo povo cubano e já causou um prejuízo superior a116 bilhões de dólares ao nosso país irmão”, afirmou o presidente da Comissão. A cônsul lembrou que, apesar do “importante reestabelecimento das relações diplomáticas”, entre os presidentes Raul Castro e Barack Obama, o bloqueio econômico, financeiro e comercial permanece.
Laura Pujol ainda elogiou a iniciativa e disse que a moção “tem uma representatividade muito grande, dada a importância da Assembleia Legislativa e dos deputados baianos, que foram eleitos pelo povo, que tem muita simpatia pelo povo cubano”. No Brasil, as Assembleias Legislativas dos estados do Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco e São Paulo também articulam uma moção de apoio ao povo cubano e pelo fim do bloqueio.
 
Colaborou Ascom/ Marcelino Galo

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados