Notícia

Dia Mundial Sem Carro será repleto de ações em Salvador

18 setembro, 2015

Próxima terça-feira, dia 22, será celebrado o Dia Mundial Sem Carro. Em Salvador, várias ações serão realizadas para conscientizar a sociedade sobre o uso de alternativas baratas e limpas de locomoção. As comemorações terão início dia 20, com um passeio ciclo turístico, e no dia 22 haverá passeios diurnos e noturnos e um café da manhã em frente a Câmara Municipal de Salvador. A partir deste ano a capital baiana faz parte do grupo de cidades que tem a data definida em seu calendário através de  Projeto de Lei (PL nº 8.8367/2015).

Festejado em várias partes do mundo, quando são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida, o movimento começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo e ganhando novos adeptos a cada edição. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os grandes problemas causados pelo uso intenso de automóveis, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis, entre os quais se destaca a bicicleta.

O vereador Everaldo Augusto, criador do PL que foi sancionado pelo prefeito e publicado no Diário Oficial do Executivo em 21/8/2015, lembrou que se trata de um grito por cidades mais limpas. “Me sinto orgulhoso de ter sido autor do projeto que instituiu o Dia Mundial Sem Carro em Salvador. O movimento é um grito da sociedade que ecoa no mundo todo por cidades mais limpas, humanas, menos poluídas e com a preocupação voltada para mais qualidade de vida. Quando nossa cidade se incorpora a este grito mundial é uma grande vitória da nossa população, porque a partir daí o poder público se responsabiliza em tomar medidas não somente para garantir efetivamente que a cidade tenha um dia sem carro, mas se compromete também nesta luta incessante por cidades sustentáveis,”, afirmou Everaldo.

Confira a programação:

20/9 – 7h45 – Encontro ciclo turístico. Concentração na Praça Vinícius de Morais (Farol de Itapuã) e destino Farol do Humaitá, passando pelo Farol da Barra.

22/9 – 8h – Passeio ciclístico no centro da cidade, com saída da Câmara Municipal de Salvador. 9h – Café da manhã no retorno ao ponto de partida;

8:30h – Passeio ciclístico, com saída
Concentração: 20h – Saída: 20:30h – Praça da antiga sede de praia do Bahia -Boca do Rio;
Realização: Marca  do Amigos de Bike

17h –  Passeio ciclístico. Concentração no Dique do Tororó com oficina de cartazes e faixas e 18h30 pedalada pelas ruas da cidade.

20h30 – Passeio Ciclístico. Concentração às 20h na praça da antiga sede de praia do Bahia (Boca do Rio)

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados