Notícia

Dilma na ONU: Povo brasileiro saberá impedir retrocesso

22 abril, 2016

Em seu discurso na sede das Nações Unidas, em Nova York, onde participa da cerimônia de assinatura do Acordo de Paris sobre Mudança Climática, a presidenta Dilma Rousseff fez uma rápida e firme menção à situação política de seu país. Depois de classificar como “grave” o momento pelo qual passa o Brasil, ela afirmou que a sociedade brasileira saberá impedir retrocessos. E encerrou sua fala agradecendo aos líderes que expressaram solidariedade.
“Não posso terminar meu discurso sem falar sobre a grave crise que vive o Brasil”, disse a presidenta, em seu pronunciamento de 5 minutos e 40 segundos. “O Brasil é um grande país, com uma sociedade que soube vencer o autoritarismo e construir uma pujante democracia. Nosso povo é um povo trabalhador e com grande apreço pela liberdade. Saberá, não tenho dúvidas, impedir qualquer retrocesso. Sou grata a todos os líderes que expressaram a mim sua solidariedade”, completou.
A fala serviu para chamar a atenção do mundo para a crise política brasileira e despertar ainda mais o interesse da mídia estrangeira em relação à denúncia do golpe em marcha no país. A expectativa é de que a presidenta conceda uma entrevista coletiva a veículos de comunicação internacionais, na qual poderá falar mais com maior liberdade sobre a situação do Brasil.
Dilma dedicou a maior parte de seu discurso para elogiar os esforços mundiais na construção do Acordo de Paris – uma série de ações para combater o aquecimento global – e para expressar o comprometimento de seu governo com tais medidas. A presidenta classificou o acordo como uma “histórica conquista da humanidade”. As mudanças, segundo ela, farão com que o mundo se torne mais sustentável.
No pronunciamento, a presidenta reafirmou a disposição de lutar pelo fim do desmatamento na Amazônia e defendeu uma política de reflorestamento no país. Ela ainda saudou a iniciativa do governo francês, que, no ano passado, sediou o evento onde o acordo foi construído. E ressaltou os esforços do Brasil para a construção de consensos.
Portal Vermelho

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados