Notícia

Direção da Unegro publica moção de repúdio à ação da Rondesp

16 fevereiro, 2015

Após as declarações do governador do Estado, Rui Costa, e do Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, sobre a ação da Rondesp no dia 06/02, que fez 13 vítimas, a direção da Unegro publicou outra nota oficial sobre o assunto. Desta vez, uma nota de repúdio à ação e às declarações, consideradas desastrosas pela entidade. Leia a íntegra do texto.
 
“Nota de repúdio da Unegro
CARTA ABERTA
Nesta ultima sexta feira, dia 06/02, no bairro do cabula durante a madrugada, Salvador foi palco de uma onda de EXECUÇÕES, 13 jovens foram mortos pelo grupamento (RONDESP), polícia conhecida pelo seu perfil agressivo, responsáveis por espalhar o MEDO e o TERROR nas periferias da cidade, inibindo denúncias, ameaçando vítimas e testemunhas, a RONDESP faz valer a impunidade policial.
Em público, através de uma fala desastrosa o governador RUI COSTA comparou policias a artilheiros que fazem gols de placa. Após tamanha carnificina, o chefe do executivo baiano, sem escrúpulo, proferiu um discurso PERVERSO, LEGITIMADOR da MATANÇA e INSPIRADOR para os EXECUTORES.
Ao julgar e condenar antecipadamente as vitimas, Rui Costa subtraiu às garantias da lei, violando a dignidade humana e o direito a vida, com isso, além de romper com toda e qualquer perspectiva constitucional, o chefe do poder executivo baiano deflagrou contra as vitimas, um processo INQUISITÓRIO, VIOLENTO, DESONESTO e SUJO.
Conhecendo as motivações racistas, o histórico da policia militar baiana e suas investidas contra a população negra na Bahia, a União de Negros pela Igualdade (UNEGRO) vem a público REPUDIAR A AÇÃO DA PM, BEM COMO AS DECLARAÇÕES DO GOVERNADOR RUI COSTA E DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA, MAURÍCIO TELLES BARBOSA, E EXIGIR:
 
RETRATAÇÃO PÚBLICA DO GOVERNADOR E SECRETÁRIO;
O AFASTAMENTO IMEDIATO DE TODOS OS POLICIAIS ENVOLVIDOS;
A INVESTIGAÇÃO APROFUNDADA E IMEDIATA DOS FATOS;
EXONERAÇÃO DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA;
ELABORAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PREVENTIVA”

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados