Notícia

Dirigentes do PCdoB discutem crise política e composição de fóruns

7 dezembro, 2015

Os integrantes da Comissão Política do Comitê Estadual anterior ao eleito na última Conferência, nos dias 14 e 15 de novembro, se reuniram, nesta segunda-feira (20/11), em Salvador, para discutir a proposta de composição do novo colegiado e do novo Secretariado do Partido na Bahia. A tarefa foi delegada pelo Comitê Estadual eleito para que a proposta de nomes possa ser discutida na primeira reunião dos novos dirigentes, marcada para o próximo dia 11 de dezembro.
Além de discutir a proposta, a Comissão Política anterior também fez uma análise da situação política e o balanço da Conferência Estadual. Para o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, após um breve momento de relativa estabilidade, quando surgiram sinais positivos com as mudanças no núcleo do governo, resultando em vitórias importantes em votações no Congresso, a crise política recrudesce com os novos fatos surgidos na semana que passou e nos desdobramentos que possam advir deles.
“A expectativa de que poderíamos chegar ao final do ano num cenário mais confortável e retomar as iniciativas no início de 2016 se revertem agora com o prolongamento da crise, com vestígios de crise institucional”, afirma o presidente. Daniel avaliou, ainda, que as prisões do senador Dulcídio Amaral e do banqueiro André Esteves elevaram a temperatura política a um nível tal que termina por gerar um quadro de incertezas quanto ao que pode acontecer em um ambiente de instabilidade, marcado por um brutal cerco ao governo.
“Todas as ações em curso na prolongada crise política visam atingir o ex-presidente Lula e o impeachment da presidenta Dilma, lideradas por um consórcio oposicionista que não aceita o resultado das eleições de 2014”, concluiu o presidente.
A Comissão Política fez ainda uma breve avaliação das medidas propostas pelo Governo do Estado que impactam no funcionalismo público e que serão votadas na Assembleia Legislativa.
Para Davidson Magalhães, próximo presidente estadual com posse marcada para novembro de 2016, o assunto deve ser tratado com a importância que merece e levando em conta as repercussões políticas que virão. Foram agendadas três reuniões para tratar do assunto: uma com a bancada de deputados estaduais; outra com os quadros que atuam no funcionalismo público; e uma terceira reunião da CP anterior para o dia 7 de dezembro, com o objetivo de definir a posição formal do partido.
Sobre a Conferência Estadual, Daniel Almeida fez um balanço positivo, considerando como exitoso todo o processo de preparação. Segundo o relatório apresentado por Daniele Costa, dirigente estadual e nacional do PCdoB, 280 cidades realizaram conferências municipais, mobilizando 11.104 filiados, que geraram 530 delegados eleitos, dos quais 394 estiveram presentes.
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados