Notícia

Discriminação racial é tratada com a Bancada Feminina da Câmara

19 março, 2015

Com o objetivo de abrir o diálogo com a Bancada Feminina do Congresso, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, realizou na quarta-feira (18), um café da manhã alusivo ao dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher, e ao dia 21 de março – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
A deputada Alice Portugal participou do evento e deu as boas-vindas à ministra da Seppir/PR, Nilma Lino Gomes. “Quero agradecer à ministra por esta relação que se abre com a Bancada Feminina. A Bahia é um retrato muito forte do que aconteceu com os negros em nosso país, pois tem a visibilidade do que significou o processo da saída da senzala para a favela. Isso nos leva a um processo permanente de busca de igualdade social e racial e de afirmação por meio de políticas públicas que incluam a nossa população negra na cidadania e na construção efetiva do nosso país”, destacou.
A deputada falou ainda que a Bancada garantirá essa parceria com a Seppir em defesa do sistema de cotas e da garantia efetiva dos processos de inclusão social no Brasil. “É muito emocionante entrar nas universidades públicas hoje e observar que na primeira fila tem sobrenomes ‘dos Santos’ e ‘da Silva’. Sabemos que um país só se emancipa quando todos, independentemente de cor, etnia e de gênero, estiverem incluídos socialmente”.
Na ocasião, a ministra Nilma apresentou os quatro eixos prioritários da atual gestão da Seppir (ações afirmativas, quilombolas e povos de comunidades tradicionais, juventude e internacionalização) e as perspectivas da Secretaria em relação à pauta das mulheres negras no Parlamento.
Ascom Alice Portugal
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados