Notícia

Documentário A Cor do Trabalho será exibido em 1.500 escolas baianas

21 agosto, 2015

O documentário A Cor do Trabalho, longa-metragem produzido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Portifolium Laboratório de Imagens Ltda, será exibido inicialmente em 1.500 escolas públicas da Bahia, sob a responsabilidade da Secretaria da Educação (SEC).
O acordo foi firmado nesta terça-feira (18/8), durante reunião entre os secretários Osvaldo Barreto (SEC) e Álvaro Gomes (Setre), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Realizado pelo cineasta baiano Antônio Olavo, com 1h15 de duração, o documentário registra a ascensão social relacionada com a identidade negra, dando ênfase ao êxito no trabalho, a constituição dos empreendimentos para gerar emprego e renda, as consequências da ascensão para as famílias negras e seus filhos, bem como as dificuldades ainda persistentes, a superação da informalidade, as baixas condições de qualificação e os novos desafios para o futuro.
De acordo com Álvaro Gomes, a temática do documentário tem sido preocupação da secretaria. “A Cor do Trabalho faz parte de um conjunto de políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos pela Setre, entre as quais o Edital de Apoio à Economia Solidária de Matriz Africana, cujo objetivo é fortalecer uma política de valorização permanente das raízes históricas do povo negro, nos aspectos sociais, econômicos, culturais, étnicos, religiosos e políticos”, assegura.
Ainda segundo o secretário, o documentário é um trabalho para vender sonhos e construir uma sociedade justa e igualitária, e que mostra a importância do trabalho na cultura negra. “Foi uma vitória extraordinária deste segmento. Com as cópias sendo exibidas nas escolas públicas do Estado, esta proposta de sociedade terá um forte avanço nesta direção”, comemora. Álvaro Gomes anunciou que outras cópias serão produzidas.
Secretário da Educação, Osvaldo Barreto valorizou a iniciativa e, em especial, a sensibilidade da equipe da Superintendência de Economia Solidária (Sesol) da Setre, considerando o vídeo fundamental na construção da sociedade brasileira pelo seu conteúdo rico. “Queremos construir uma escola pública nova e vocês da Setre nos trouxeram uma grande ajuda. Estamos abertos para novas parcerias”, afirmou.
Fonte: Setre
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados