Notícia

Eleição municipal deste ano deve ocorrer sem doação empresarial

6 janeiro, 2016

2016 é ano de eleição no Brasil. Os eleitores dos 5.570 municípios do país vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores. É o primeiro sufrágio do país depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a doação empresarial para campanhas políticas.
Essa decisão do Supremo deve mudar a maneira de fazer campanha política. O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), que participou da comissão que analisou a reforma política na Câmara, avalia como positiva a nova regra.
Segundo ele, o financiamento empresarial é uma das matrizes da corrupção que tem hoje no nosso país. A decisão de impedir as doações de empresas, segundo ele, atende ao anseio da maioria da população brasileira que se manifestou, em pesquisas, contrária ao financiamento empresarial de campanha.
Sobre a aplicação do novo modelo de financiamento das campanhas nas eleições deste ano, Daniel Almeida acredita que “seguramente vai exigir um atuação cidadã de quem é candidato e de todos os agentes políticos que se envolvem na campanha e vai se traduzir em uma diminuição de custos de campanha e redução do pape do poder econômico, que o financiamento empresarial propicia, garantindo maior igualdade na disputa.”
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados